plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EMOÇÃO

Pará ultrapassa mais de 71 mil pacientes recuperados da Covid-19

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Pará conta com 84.654 casos confirmados de Covid-19. A notícia boa é que 71.110 pessoas já estão recuperadas da doença. Desse total de pacientes recuperados, 1.392 foram at

Imagem ilustrativa da notícia Pará ultrapassa mais de 71 mil pacientes recuperados da Covid-19 camera Alex Ribeiro/Ag. Pará

De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Pará conta com 84.654 casos confirmados de Covid-19. A notícia boa é que 71.110 pessoas já estão recuperadas da doença. Desse total de pacientes recuperados, 1.392 foram atendidos pelos hospitais de campanha instalados pelo governo do Pará.

Expostos à Covid-19, Técnicos de Laboratório são esquecidos em abono municipal

Praias devem ser liberadas em julho e aulas podem retornar em agosto

Mortos pelo coronavírus no Brasil chegam à marca de 50 mil

Seu Francisco Bernardo, de Gurupá, no Marajó, está na lista dos que receberam alta hospitalar. "Eu fiquei quatro dias internado em Gurupá, com pneumonia por causa do coronavírus. Também tive um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas fui transportado com urgência para o Hospital de Campanha de Breves. Fiquei lá por 11 dias, direto no oxigênio, porque eu não tinha ar no pulmão", falou seu Francisco, de 57 anos, que já está em casa, e aproveitou para agradecer toda a equipe que lhe atendeu no Hospital de Campanha de Breves.

"No dia 30 de maio me deram alta, vim direto pra casa e estou me recuperando bem. Tudo isso, graças ao atendimento do hospital de campanha", complementou.

E as histórias de pacientes que lutaram contra a doença vão se repetindo por todo o estado. Em Santarém, dona Maria de Nazaré Sousa Bentes, de 68 anos, recebeu alta, no dia 24 de maio, do Hospital de Campanha do Oeste Paraense.

"O atendimento foi excelente. Minha mãe conta que toda a equipe é muita atenciosa. Trataram ela super bem. Deram maior atenção pra alimentação e a medicação dela, e ela foi reagindo aos medicamentos", disse a filha de dona Maria, Carolina Bentes, que lembra do quadro grave de Síndrome Respiratória Aguda que a mãe apresentou ao dar entrada no hospital.

"Os sintomas começaram com uma leve gripe com tosse. Ela ficou se tratando em casa como se fosse uma gripe normal. Só que começou a piorar, sentiu enjoo, muita dor de cabeça, febre, falta de ar e muita fraqueza. Na UPA do município ela ficou internada, fizeram uma tomografia, apareceu uma mancha no pulmão e como ela já não conseguia respirar direito, a transferiram para o Hospital de Campanha", lembrou Carolina.

Dona Maria de Nazaré se recuperou muito rápido, ficou apenas seis dias internada no Hospital de Campanha de Santarém.

Já em Belém, no Hospital de Campanha que fica no Hangar, seu Antônio ficou 17 dias internado. A filha dele, Cássia Santos, conta que o pai passou duas semanas com um desconforto, mas sem desconfiar da doença.

"Resolvemos leva-lo ao Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci. Ele estava sentindo uma dor no peito, mas não teve falta de ar, febre ou outros sintomas. Por conta da idade dele, 77 anos, o médico pediu a transferência para o hospital de campanha de Belém. Papai foi internado, fez o exame e deu positivo pra Covid-19. Toda equipe tratou o meu pai muito bem, sempre acompanhando, aconselhando, incentivando. Em toda a videochamada que a gente fazia, ele sempre mencionava isso", lembrou Cássia.

O Pará tem 1.523 leitos clínicos e 701 leitos de UTI ofertados pelo Governo, exclusivamente, para atendimento de Covid-19.

Oeste do Pará - A Sespa informa que o Hospital de Campanha de Santarém tem, atualmente, 80 pacientes sendo atendidos, com 73 em leitos clínicos e sete na estabilização. No total, já foram atendidos 394 pacientes: 235 tiveram alta, 32 foram transferidos e 47 foram a óbito.

Capital paraense - Neste momento, o Hospital de Campanha de Belém possui 302 pacientes, sendo 67 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No total, 1.608 pacientes foram atendidos, com 852 altas, 80 transferências e 374 óbitos.

Marajó - Já o Hospital de Campanha de Breves tem 26 pacientes internados. A atualização da Sespa é deste sábado (20). No total, 115 pacientes já foram atendidos, 13 pacientes foram transferidos, 64 tiveram alta e 12 óbitos.

Marabá - A Sespa informa que até as 10h deste sábado (20), estão sendo atendidos 83 pacientes no Hospital de Campanha de Marabá, sendo 34 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. No total, 422 pacientes já foram atendidos: 241 altas, 12 transferências e 86 óbitos. Todos os dados foram atualizados até às 11h deste sábado (20).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias