plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PESQUISA

Ibope fará testes rápidos de Covid no Estado

A partir deste domingo (21) técnicos e entrevistadores do Ibope irão percorrer pelo menos sete cidades paraenses para fazer testes rápidos de Covid-19 na população.A iniciativa faz parte da terceira edição do Estudo Prevalência da Infecção de Covid-19

Imagem ilustrativa da notícia Ibope fará testes rápidos de Covid no Estado camera Irene Almeida/Diário do Pará

A partir deste domingo (21) técnicos e entrevistadores do Ibope irão percorrer pelo menos sete cidades paraenses para fazer testes rápidos de Covid-19 na população.

A iniciativa faz parte da terceira edição do Estudo Prevalência da Infecção de Covid-19 no Brasil (Epicovid19-BR), que começou no mês passado, com o intuito de traçar o cenário da pandemia no país.

No total, 33.250 testes rápidos serão feitos em 133 municípios brasileiros para traçar um panorama real sobre o avanço do coronavírus.

Pesquisadoras do Ibope são detidas por aplicarem teste de Covid-19 em Santarém

A partir deste levantamento, governos estaduais e prefeituras terão dados que vão auxiliar na elaboração e implementação de políticas de enfrentamento à Covid-19.

No Pará, os testes serão feitos em Belém, Castanhal, Altamira, Marabá, Redenção, Breves e Santarém.

Os entrevistadores estarão devidamente uniformizados e identificados. Eles vão bater nas casas de bairros e áreas definidos por sorteio para testar somente uma pessoa da família. Caso ela teste positivo, os demais membros da residência serão submetidos ao teste rápido e assistidos por uma equipe do Departamento Epidemiológico.

De acordo com a CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari Nunes, quando a primeira etapa do Estudo foi feita, entre os dias 14 e 21 de maio, constatou-se que 15,1% da população de Belém tinha sido infectada pelo coronavírus. Na segunda etapa, realizada entre os dias 4 a 7 deste mês, o percentual de infectados subiu para 16,9%. “Não foi um aumento tão grande entre o número de casos e agora nesta terceira fase precisamos saber como está essa curva”, destacou.

Para ela a importância do estudo também ajuda as autoridades a saberem sobre as subnotificações de casos positivos de Covid-19. “Não está sendo feito os testes em massa. Os testes tem sido feito entre pacientes em casos graves. Pessoas com sintomas leves e assintomáticas não passam por testes”, ressaltou Márcia. “Já que não é possível testar todo mundo, vamos testar um percentual de amostragem, afim de estimar a proporção de pessoas que apresentam anticorpos e tiveram Covid-19”, explicou sobre o objetivo da pesquisa.

Não há um perfil de público para ser testado. Farão o exame pessoas idosas, jovens, homens, mulheres, trabalhadores formais e informais e pessoas do grupo de risco. “O nosso entrevistador vai bater nas portas das residências apontadas e explicar o estudo. A partir disso, vai perguntar se as pessoas daquele domicílio aceitam fazer o teste. Será escolhida uma pessoa da família, se ela der positivo os demais farão o teste. Caso a pessoa escolhida der negativo, não será preciso que os demais façam”, explicou Márcia.

Os entrevistadores passarão por exames antes de ir a campo para saber se não estão infectados. Na hora do teste, irão trocar de máscara, luvas, óculos, avental e touca. “Todas as precauções estão sendo tomadas para evitar riscos”, reiterou a CEO do Ibope.

O Ibope disponibilizou o número 0800-800-5000 para que a população tire dúvidas quanto a pesquisa e entrevistadores. “Criamos este canal porque na primeira etapa criou-se, e também, espalhou-se, uma fake news (notícia falsa) de que nossa equipe seria uma quadrilha tentando invadir as casas. Então para sermos transparentes disponibilizamos um número de telefone”, desfechou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias