plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MANIFESTO

Adufpa repudia MP de Weintraub e fala em ataque à democracia

A Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa) emitiu nota, na noite desta quarta-feira (10), repudiando a Medida Provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a escolher reitores temporários pa

Imagem ilustrativa da notícia Adufpa repudia MP de Weintraub e fala em ataque à democracia camera Associação afirma que MP 979 viola artigo da CF que garante a autonomia das universidades. | Lula Marques/Fotos Públicas

A Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa) emitiu nota, na noite desta quarta-feira (10), repudiando a Medida Provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro que autoriza o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a escolher reitores temporários para as universidades federais durante o período da pandemia da Covid-19.

“O governo se aproveita da pandemia provocada pela Covid-19 para atacar a democracia brasileira, suas instituições, a educação pública e os direitos sociais. Não aceitaremos. Não permitiremos”, diz o manifesto.

A Adufpa afirma que a MP 979 viola o artigo 207 da Constituição Federal que garante a autonomia das universidades. Em resposta, afirmou que irá utilizar “todos os meios legais e democráticos possíveis para impedir que isso se concretize”.

SAIBA MAIS: Weintraub vai escolher reitores de universidades federais, decide Bolsonaro

“Esse governo já demonstrou inúmeras vezes seu desprezo pela democracia, suas instituições e seu povo. Ele é insustentável. A Adufpa acredita que esse governo não tem mais condições de continuar administrando o país, por isso assinou seu pedido seu impeachment”.

PARTIDOS ACIONAM STF - Além do manifesto da Adufpa, oito partidos políticos ingressaram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a MP 979. O PSOL, PCdoB, PT, PSB, PDT, Rede, PV e Cidadania pedem a suspensão imediata dos efeitos da medida provisória.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias