plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO

Como será a reabertura gradual de algumas atividades?

Com base em estudos científicos que demonstram projeção de queda nos casos confirmados de Covid-19 no Estado, a Região Metropolitana de Belém, Marajó Oriental, Baixo Tocantins e Região Araguaia do Estado poderão iniciar, a partir desta segunda-feira (1º)

Imagem ilustrativa da notícia Como será a reabertura gradual de algumas atividades? camera Marco Aurélio diz que está tomando todos os cuidados necessários para a reabertura do seu estabelecimento | Mauro Ângelo

Com base em estudos científicos que demonstram projeção de queda nos casos confirmados de Covid-19 no Estado, a Região Metropolitana de Belém, Marajó Oriental, Baixo Tocantins e Região Araguaia do Estado poderão iniciar, a partir desta segunda-feira (1º) a reabertura gradual e controlada de sete atividades. Ainda que o cenário aponte para a possibilidade de medidas menos restritivas, o momento não é de retorno à normalidade que se conhecia antes da pandemia. Além da adoção de protocolos de controle por parte dos estabelecimentos, a população também precisa manter medidas preventivas.

Titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o secretário Adler Silveira reforça que, nesta primeira das cinco fases previstas pelo plano de retomada gradual, apenas determinadas atividades serão reabertas. “Todos os segmentos terão um protocolo geral a cumprir, que passa por higienização, tanto para as pessoas, quanto para o ambiente; manutenção do espaçamento físico entre as pessoas; utilização de máscaras; não compartilhamento de instrumentos de trabalho como talheres e pratos, para os estabelecimentos que têm refeitórios no trabalho; dentre outros”, exemplificou. “Essas medidas visam dar a tranquilidade e a responsabilidade necessária para que voltemos a atividade,mas de forma segura”.

Segundo anunciado na sexta-feira (29), dentre os segmentos que poderão reabrir a partir de hoje estão os shoppings centers (exceto cinemas, parques temáticos e praças de alimentação), desde que limitada a 50% da capacidade o número de vagas no estacionamento, a realização de medição de temperatura dos clientes na entrada, a manutenção do distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas dentro do estabelecimento e o uso obrigatório de máscara. Além deles, também estão incluídas na primeira fase de retomada as igrejas, com reuniões de pessoas limitadas a 15% da capacidade do templo; salões de beleza; os comércios de rua; construção civil; concessionárias e escritórios.

SAÚDE

De acordo com o secretário, a decisão foi pautada pela saúde, sem deixar de considerar a economia e os protocolos. “Quando fazemos essa projeção a partir de estudos, fazemos uma análise até que ponto o sistema de saúde tem capacidade de receber possíveis novos casos. É um trabalho técnico, com base científica, em que saúde e medicina são o centro da tomada da decisão. Voltando essas atividades, se tiver sinalização de retorno da curva de contágio, vamos fazer a avaliação e pode ser que voltem as medidas mais restritivas”, destacou. “No aspecto econômico nós levamos em consideração a geração de emprego e de renda de cada atividade, ranqueamos, e fizemos possíveis etapas de abertura”.

Ainda que o momento aponte para a possibilidade de retomada controlada de algumas atividades, o secretário reforça que não se trata de retorno à normalidade que se tinha antes da pandemia. A recomendação continua sendo para que as pessoas se mantenham em casa o máximo possível. “Não é uma flexibilização geral, mas sim controlada. A orientação é só ir aos estabelecimentos se for realmente necessário”, esclarece Adler. “Nosso modelo passa pelo Governo fazer o fortalecimento da rede de saúde e, ao mesmo tempo, orientar que as pessoas mantenham o isolamento social e que, se possível, fiquem em casa”.

Nomeado ‘Retoma Pará’, o plano de reabertura gradativa das atividades econômicas foi publicado ontem (31), em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com o decreto nº 800, de 31 de maio de 2020, os horários de funcionamento dos estabelecimentos e segmentos econômicos e sociais autorizados a retomar suas atividades, respeitando todos os protocolos, “serão fixados por cada um dos Municípios das respectivas zonas de risco, preferencialmente de modo a evitar aglomerações no transporte público”. Até a tarde de ontem, o Parque Shopping Belém, o Shopping Metrópole Ananindeua, o Shopping Bosque Grão-Pará, o Castanheira Shopping, o Shopping Pátio Belém e o Boulevard Shopping Belém ainda não haviam se pronunciado oficialmente sobre uma possível data de reabertura.

Expectativa em salões e barbearias

Salões de beleza e barbearias fazem parte de um dos segmentos que, de acordo com o decreto estadual, estão autorizados a retomar as atividades a partir desta segunda-feira. Acompanhando e aderindo a todas as medidas sanitárias estabelecidas desde o início da pandemia da Covid-19, a terapeuta capilar naturalista e proprietária do Studio Realeza dos Cachos, Nara Fernandes aponta que, desde o fechamento do salão, a equipe passou a buscar formas e propostas para o momento da abertura.

Com cuidado, Nara retorna com as atividades no seu salão.
📷 Com cuidado, Nara retorna com as atividades no seu salão. |Mauro Ângelo

“Hoje reformulamos nosso contato para agendamento para apenas WhatsApp e ligação, com foco maior em entender a necessidade e o melhor horário para atender cada cliente”, aponta. “Nossa agenda passou por diminuição de atendimentos em todos os horários”.

SEGURANÇA

Nara conta que medidas de segurança foram reforçadas, com adaptação do espaço para que seja respeitado o distanciamento; desinfecção profissional de todo o ambiente semanalmente; distribuição de Equipamentos de Proteção Individual e treinamento para utilização dos equipamentos e limpeza de seus ambientes de trabalho antes e depois de cada atendimento; reforço da limpeza diária do studio; kits individuais para cada cliente; retirada de possíveis focos de contágio como copos e livros (com a orientação de que cada cliente leve o seu utensílio particular); higienização da sola de sapatos ao entrar e disponibilização de álcool em gel.

Ela aponta que a expectativa é de que o studio reabra nesta segunda. “Estamos empenhadas em intensificar nosso principal objetivo que sempre foi a saúde e bem estar de nossas clientes e colaboradores, tendo a beleza como consequência”.

Também com as atividades suspensas desde o início da pandemia no Estado, Marco Aurélio, 28, também mantém a expectativa de retomada do trabalho para hoje. Proprietário da barbearia Barbershop du Corte, ele conta que os cuidados foram iniciados ainda da suspensão das atividades, medidas que ele pretende redobrar neste segundo momento. “Um pouco antes de fechar minha barbearia já estava prevenido a equipe e os clientes com uso de máscara, álcool em gel é só era permitida a entrada de uma pessoa por cadeira, somente para cortar seu cabelo”, lembra. “Agora pretendo voltar como dobro de cuidados”.

Marco conta que, diante do anúncio de autorização de retomada das atividades em barbearias, os clientes já estão em contato para tentar agendar o atendimento. “Se tudo der certo poderei começar a marcar o horário dos meus clientes e atender a partir de segunda feira” .

Como será a reabertura gradual de algumas atividades?
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias