plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REABERTURA

Pará retoma atividades de forma gradual a partir de segunda-feira (1)

Programa foi apresentado ontem pelo governador Helder Barbalho. Poderão reabrir 36 segmentos como shoppings, salões e igrejas, com restrições, na Grande Belém, Marajó Oriental, Baixo Tocantins e Região do Araguaia.

Imagem ilustrativa da notícia Pará retoma atividades de forma gradual a partir de segunda-feira (1) camera Estado classificou suas regiões em zonas de risco, que levam em conta a capacidade de resposta do sistema de saúde. | Irene Almeida

As primeiras medidas de reabertura gradativa e segura, seguindo protocolos, das atividades econômicas do Estado foram anunciadas pelo governador do Pará, Helder Barbalho, em coletiva on-line, realizada na manhã de ontem (29), quando foi apresentado o projeto “Retoma Pará”. A partir desta segunda-feira (1º), começam a ser reabertos, de forma controlada, espaços como o comércio, shoppings e igrejas, na Região Metropolitana de Belém, Marajó Oriental, Baixo Tocantins e Região do Araguaia.

A retomada das atividades será monitorada e avaliada semanalmente. Todos os serviços deverão, a rigor, atender medidas operacionais, visando o controle de disseminação do novo coronavírus. De acordo com o chefe do executivo, a cada sexta-feira será apresentado um balanço de reabertura, tendo a saúde e a vida da população como pilar central para a tomada de decisão do processo. Ao todo, o projeto lista 36 serviços que serão retomados gradualmente, obedecendo protocolos específicos de funcionamento.

STF nega pedido de Mato Grosso e mantém divisa com o Pará

Governo decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do padre Bruno Secchi

Empresa dos respiradores deposita R$ 3 milhões e Justiça indefere compensação de outros contratos

Dentre os setores da economia que iniciarão a retomada gradativa das atividades estão comércio de rua, shopping center, exceto cinemas, parques temáticos e praças de alimentação, salão de beleza, igreja, indústria, construção civil, concessionárias e escritórios.

Os shopping centers, por exemplo, deverão seguir um protocolo de funcionamento semelhante ao aplicado nos supermercados. Será limitado a 50% da capacidade o número de vagas no estacionamento. Na entrada, haverá medição de temperatura dos clientes e, dentro do empreendimento, deverá ser mantido um distanciamento mínimo de 1,5 metro de pessoa para pessoa, resultando em uma pessoa para cada 9 m². Além do uso obrigatório de máscaras. Nas igrejas, o funcionamento das reuniões será limitado a 15% da capacidade do templo. Ou seja, em igrejas que têm capacidade para 100 pessoas só poderão contar com a participação de, no máximo, 15 pessoas.

“Não podemos confundir a retomada gradativa das atividades com um relaxamento das medidas (de prevenção), em face de termos um índice de contaminação bastante significativo, apesar de todos gráficos mostrarem um avanço na redução deste quadro. É fundamental que todos continuem tendo a precaução necessária, fazer o uso de máscaras, medidas de higiene e prevenção”, disse Helder.

Além de Helder, também participaram da coletiva o secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação, Carlos Maneschy, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Pará, Adler Silveira, o procurador geral do Estado, Ricardo Seffer e o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Marcel Botelho.

Pará retoma atividades de forma gradual a partir de segunda-feira (1)
📷 |Divulgação
Pará retoma atividades de forma gradual a partir de segunda-feira (1)
📷 |Divulgação

Abertura planejada leva em consideração três pilares: saúde, economia e protocolos

O planejamento foi pautado em três pilares, sendo a saúde, a economia e protocolos. O pilar da saúde leva em consideração a evolução da doença, observando o número de casos, impacto em grupos de riscos, capacidade do serviço de saúde como o número de leitos e insumos, além da testagem e monitoramento de transmissão da covid-19. Nos pilares de protocolos e economia, serão observadas medidas de saúde e higiene no trabalho, adesão da população às restrições sociais e abordagem regional, definindo por regiões as medidas de retomada.

No projeto, foram mapeadas cinco zonas de risco no Estado. Apenas duas zonas estão aptas a retomar as atividades gradualmente, estando classificadas como de risco médio, sendo a zona RMB/Marajó Oriental/Baixo Tocantins e a zona da região do Araguaia. Todas as demais foram classificadas como de risco alto, levando em consideração uma alta taxa de transmissão da doença e uma baixa resposta do sistema de saúde, taxas de testes e diagnósticos.

“Teremos daqui pra frente uma dinâmica de todas as sextas-feiras voltar aqui para fazer um balanço a respeito dos números de incidência viral, capacidade do sistema de saúde, que irão balizar cientificamente e tecnicamente esse planejamento, de forma gradativa, monitorada. Se a cada semana a evolução demonstrar que temos segurança para agir pautado na preservação da vida, avançaremos. Caso os números demonstrem que estamos voltando ao estado anterior, assim o faremos”, ressaltou o governador.

Ações no Pará

Dentre as ações de saúde adotadas pelo Governo do Pará estão aquisição de equipamentos de proteção individual, criação de 1212 leitos clínicos e 525 UTIS (até 29/05), construção de oito hospitais de campanha, aquisição de medicamentos do protocolo covid-19, 14 hospitais de referência para covid-19 no Estado, decreto de lockdown para 17 municípios e outros.

O programa Retoma Pará foi publicado em edição extra, ontem, no Diário Oficial do Pará. Semanalmente, o Governo do Pará irá divulgar o andamento das ações.

Estudo

A Ufra divulgou ontem (29), um segundo estudo das projeções sobre o comportamento da covid-19, que utilizam modelagem matemática e inteligência computacional. O levantamento confirma que, de forma cautelosa, a retomada no Estado pode ser gradativa, a partir da próxima segunda (1º).

Protocolo

O Estado estabeleceu um procedimento operacional padrão para trabalhadores e empresas, de modo a assegurar a proteção à saúde no local de trabalho. Os protocolos incluem: promover boa higiene das mãos, afastar trabalhadores do grupo de risco, adiar viagens a negócios, estimular o trabalho remoto; higienizar ambientes, equipamentos e superfícies; limitar a entrada de visitantes, abrir janelas e desligar o ar-condicionado, além de afastamento de trabalhadores com sintomas.

ZONAS ONDE SERÃO INICIADAS A RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES

RMB/Marajó Oriental/ Baixo Tocantins e Araguaia;

Metropolitana I (Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará);

Metropolitana II (Acará, Bujaru, Colares, Concórdia do Pará, Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Tomé-Açu e Vigia);

Marajó I (Afuá, Cachoeira do Ararari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure);

Tocantins (Abaetetuba, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju e Oeiras do Pará);

Araguaia (Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias