plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SALVE VIDAS

Hemopa busca doações de plasma de pacientes recuperados para combater covid-19

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) tem buscado voluntários para dar andamento em um projeto que estuda o uso do plasma de pacientes convalescentes da Covid-19. A ideia do projeto, que foi elaborado pela Diretoria Técnica e pelo Núcleo

Imagem ilustrativa da notícia Hemopa busca doações de plasma de pacientes recuperados para combater covid-19 camera Marcelo Seabra/Agência Pará

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) tem buscado voluntários para dar andamento em um projeto que estuda o uso do plasma de pacientes convalescentes da Covid-19. A ideia do projeto, que foi elaborado pela Diretoria Técnica e pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hemopa, é usar o plasma de pessoas recuperadas da doença.

"Esse estudo viabiliza que a gente possa usar o plasma junto aos pacientes em estado mais grave, para que seja feita o acompanhamento da evolução a partir do momento que esse paciente toma esse plasma. Esse plasma que é testado pelo Hemopa, dentro dos padrões de anticorpos que possa ter um resultado significativo para a melhora desse paciente", explica o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra.

O direcionamento do material coletado é feito principalmente para os hospitais da rede pública do Estado. Porém, alguns hospitais da rede privada também estão participando do estudo.

Hemopa coleta plasma de pacientes recuperados para tratamento contra covid-19

Instituto brasileiro quer criar "hiperimunidade" usando plasma de cavalos

Voluntariado

Para o delegado Arthur Braga, que se candidatou como voluntário para o projeto depois que foi acometido pela Covid-19, ajudar outras pessoas que estão com a doença foi a principal motivação para participar do estudo.

Arthur Braga viu na recuperação da doença uma boa oportunidade de ajudar outros pacientes.
📷 Arthur Braga viu na recuperação da doença uma boa oportunidade de ajudar outros pacientes. |Reprodução

"Depois que eu tive o Covid, fiz o exame e identificquei que já estava com anticorpos, notei que poderia ajudar outras pessoas e pesquisas que estavam sendo feitas. Entrei em contato com o Hemopa e passei por uma bateria de testes. Em seguida, fiz a coleta do material. Sem dúvidas, eu acredito que essa é uma iniciativa fundamental, já que vai ajudar muitas pessoas. Eu espero que seja uma pesquisa que possa contribuir para a sociedade paraense, para o Brasil e para o mundo, na verdade. Eu fico muito feliz e grato em poder contribuir", ressaltou Arthur.

Como ser um doador de plasma

​​​Caso você tenha tido sintomas leves da Covid-19 e se recuperado, o plasma do seu sangue pode ajudar o Hemopa a salvar muitas vidas.

Para ser um doador, você precisa:​

- ter sido testado positivo para a Covid-19 (PCR) com sintomas leves e moderados

- ter entre 18 e 50 anos de idade

- ter o peso acima de 55 quilos

- estar sem sintomas por, pelo menos, 14 dias após recuperação plena da doença

- não ter tido nenhuma das seguintes doenças: sífilis, chagas, malária, hepatite B, hepatite C, HIV e vírus HTLV​

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias