plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
LICENCIAMENTO

Cadastramento dos taxistas de Belém inicia nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (25), o processo de licenciamento para os taxistas que trabalham na capital paraense. Nesse primeiro momento serão licenciados os motoristas que possuem veículos com placas de final 1, 2 e 3. Os proprietários que tenham carros 0

Imagem ilustrativa da notícia Cadastramento dos taxistas de Belém inicia nesta segunda-feira camera Documentos devem ser levados ao sindicato da categoria | Prefeitura de Belém/Arquivo

Começa nesta segunda-feira (25), o processo de licenciamento para os taxistas que trabalham na capital paraense. Nesse primeiro momento serão licenciados os motoristas que possuem veículos com placas de final 1, 2 e 3. Os proprietários que tenham carros 0km também vão poder se regularizar nessa primeira etapa. Os documentos necessários deverão ser apresentados diretamente na sede do Sindicato dos Taxistas de Belém (STABEPA).

Por conta da pandemia do novo coronavírus o serviço de licenciamento estava suspenso desde o mês de março, mas segundo o presidente do STABEPA, Waldir Souza, após uma conversa entre o sindicato e representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e também com Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará), uma nova forma foi pensada para que o licenciamento pudesse ser feito, evitando assim que os taxistas tenham que paralisar por um tempo suas atividades.

O presidente do sindicato disse que aproximadamente 700 veículos deverão ser licenciados até o dia 31 de maio, data limite para que os proprietários que se encaixam nesses primeiros requisitos compareçam à sede do STABEPA com seus documentos. “O serviço será feito da seguinte forma: Na sede do sindicato, os motoristas deverão apresentar as atendentes todos os documentos necessários para que, em seguida, as informações contidas sejam encaminhadas para a plataforma “Regula Taxi”, que abastece o sistema da Semob”, explica Waldir Souza.

“Após a documentação ser registrada nessa plataforma, a Semob encaminhará esses dados para o Detran e para Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), para que assim o boleto de licenciamento seja gerado. Após efetuar esse pagamento o taxista deve retornar a sede do sindicato para apresentar o comprovante”, lembra o presidente do STABEPA.

Wagner Souza disse também que todas as medidas de segurança para que não haja aglomerações e os taxistas estejam protegidos contra a Covid-19 dentro da sede já foram pensadas. “Nós do sindicato já reforçamos o aviso que os taxistas que precisarem ir até a sede fazer esse processo, só poderá entrar no espaço se estiver de máscara”, ressaltou. Além do uso obrigatório do assessório, o sindicato vai disponibilizar também álcool em gel.

A Semob informou que as taxas do licenciamento possuem diferença para quem tem e quem não tem isenção de IPVA. Os valores totais sobre o processo, e o preço cobrado por cada órgão de fiscalização podem ser conferidos pelos taxistas junto ao sindicato.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias