plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
RELIGIÃO

Santa Rita de Cássia recebe homenagens dos fiéis a distância

Todo dia 22 de maio, a movimentação no bairro de Canudos, em Belém, era diferente. Casas enfeitadas e uma programação extensa celebrava o dia de Santa Rita de Cássia, a Santa das Causas Impossíveis. Um momento de fé e união entre os moradores que na manhã

Imagem ilustrativa da notícia Santa Rita de Cássia recebe homenagens dos fiéis a distância camera Com a pandemia, a festividade em homenagem à santa foi mais uma a ser modificada pela Igreja Católica. Missa foi transmitida pela internet e imagem saiu em carreata pelas ruas, e celebrada de porta em porta | Mauro Ângelo

Todo dia 22 de maio, a movimentação no bairro de Canudos, em Belém, era diferente. Casas enfeitadas e uma programação extensa celebrava o dia de Santa Rita de Cássia, a Santa das Causas Impossíveis. Um momento de fé e união entre os moradores que na manhã de ontem sofreu diversas modificações. Com a pandemia da Covid-19 e a recomendação de evitar aglomeração, as atividades culturais foram suspensas e a missa, realizada tradicionalmente na Paróquia São José de Queluz, teve que ser feita às portas fechadas. Com os fiéis acompanhando apenas de forma on-line nas redes sociais.

Um cenário completamente novo e triste para quem era acostumado a acompanhar as missas e celebrações todos os anos. “É uma tristeza porque moro aqui perto, fui criada, me casei e me batizei aqui, é uma tristeza não ter a igreja aberta e não participar de nada. Numa hora dessas, em outros anos, isso aqui estaria lotado. Era um momento em que todo mundo queria vir pra igreja e agora temos que ficar em casa, sem se reunir”, lamentou dona Neves Pinheiro, de 73 anos, que foi até a porta da Paróquia para ver a imagem de Santa Rita de Cássia. Mesmo que por poucos segundos.

A passagem da santa no carro pelas ruas do bairro de Canudos emocionou católicos
📷 A passagem da santa no carro pelas ruas do bairro de Canudos emocionou católicos |Mauro Ângelo

Assim como ela, outras pessoas tentaram um breve contato com a imagem que sairia em carreata pelas ruas do bairro de Canudos. Entre eles estava Everton Aleixo, 43, com uma réplica da imagem nas mãos, pedia para que o tempo de pandemia passasse o mais rápido possível e evitasse mais vítimas. Como foi com o seu próprio irmão, vítima da Covid-19, que completava 12 dias de falecido. “Com ela, a gente consegue superar tudo, inclusive as dores que sentimos no coração. Hoje faz doze dias que perdi o meu irmão para esse vírus maldito, mas a gente espera que depois de tudo isso a humanidade possa reaprender o valor do amor, da família e do perdão”, disse emocionado.

CRIATIVIDADE

O Frei Paulo Alessandro Moureira Dias, Pároco da Paróquia São José de Queluz, disse que mesmo com o ato inédito todas as ações foram pensadas para que os fiéis ficassem o mais próximo possível das bênçãos da santa. “A igreja faz tempo que tem usado a criatividade para manter sua missão evangelizadora e esse ano não foi diferente. Tivemos que pensar em como fazer uma festa em que todos tivessem acesso. Fizemos a missa transmitida (on-line) e a passagem pelas ruas do bairro para que todos possam receber as bênçãos e o carinho de Santa Rita de Cássia”, afirma.

Devotos fizeram questão de pedir e agradecer pelas graças alcançadas enfeitando suas casas com balões nas cores vermelha e branca e com réplicas da imagem da santa. Alexandre Fernandes, 50, sempre preparava a casa para familiares e amigos com um enorme café da manhã nesse dia. Mas em 2020, as comemorações tiveram que ser mais tímidas. Restritas a família que mora junto. Mas sem deixar de enfeitar a frente da casa. “A gente sempre fez homenagem a Ela. Com a pandemia ficou apenas a família, mas sem perder a fé que acabou redobrada. Hoje estamos em menor quantidade, com um pouco de tristeza, mas mesmo assim esperamos ela passar para prestar nossas homenagens”, declarou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias