plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

Projeto recria monumentos e cenas históricas de Belém  em versão 3D. Veja!

O projeto "História Virtual" recria, com o uso de modelagem virtual 3d, monumentos e cenas históricas de Belém, em especial aquelas que não existem mais ou que sofreram grandes alterações ao longo do tempo. A partir de uma pesquisa feita em documentos his

Imagem ilustrativa da notícia Projeto recria monumentos e cenas históricas de Belém  em versão 3D. Veja! camera Recriação do monumento histórico Grande Hotel, de 1913 | Divulgação

O projeto "História Virtual" recria, com o uso de modelagem virtual 3d, monumentos e cenas históricas de Belém, em especial aquelas que não existem mais ou que sofreram grandes alterações ao longo do tempo.

A partir de uma pesquisa feita em documentos históricos de Belém (fotos, textos, vídeos, gravuras), surgiram peças gráficas (imagens, vídeos) que recriam com fotorrealismo os monumentos e cenas estudadas pelo grupo fundador do projeto. Segundo eles, o principal objetivo da iniciativa é difundir conhecimento histórico e patrimonial sobre a capital paraense. A primeira modelagem 3D foi disponibilizada no Instagram e no Facebook do projeto, onde todo o resultado será compartilhado.

Conheça mais sobre o História Virtual:

Ver esta publicação no Instagram

Curioso para saber como seria Belém se ela tivesse congelado no tempo? Curta nossa página e acompanhe nossas postagens que vão recriar, através do uso da tecnologia de modelagem 3d, monumentos e cenas históricas da capital do Pará. A princípio, o projeto é composto pelo arquiteto e urbanista Victor Scantlebury e pela historiadora Mayara Araujo, procurando executar com rigor uma pesquisa histórica, através de fotos, vídeos, textos e relatos, para uma reprodução fiel das cenas que marcaram o cotidiano da Belém que nos dá nostalgia, mesmo aos que não viveram diretamente nos períodos que nos deixam saudade. Se gostou, deixe seu like e comente embaixo quais monumentos ou cenas de Belém gostaria de ver futuramente por aqui.

Uma publicação partilhada por Historia Virtual (@hist.virtual) a

Ver esta publicação no Instagram

O Grande Hotel foi um dos edifícios mais exuberantes e badalados de Belém na primeira metade do século XX. Por ele passaram nomes famosos (nacionais e internacionais), numa época em que a cidade figurava entre os principais destinos da América.Sua arquitetura foi inspirada no Palácio de Versalhes, em estilo art nouveau, equipado e decorado com luxo e modernidade europeus. Embora a inauguração da primeira parte dessa joia arquitetônica da Amazônia date do início de 1913, final do primeiro ciclo na borracha, o Grande Hotel foi um marco na hotelaria paraense, sendo por muito tempo o maior hotel no norte do Brasil. Sua presença modificou significativamente a vida cultural e o estilo de vida da sociedade local. Quando concluído, possuía 100 quartos, sessões cinematográficas, restaurante, bar, a Terrasse, onde se tomava o famoso sorvete “charlotine”. Por isso, gozava de muito prestígio entre a elite local, composta por seringalistas, comerciantes, fazendeiros e políticos. Devido a problemas financeiros e declínio de demanda, em 1974, esse tesouro arquitetônico foi demolido, dando lugar ao Hilton Hotel (atual Hotel Princesa Louçã). Agradecimento especial à Dulcília Maneschy (Arquiteta e Urbanista), que contribuiu para a representação fiel do 3d. Imagem: Revista Pará Ilustrado, 6 de março de 1946. Textos: COELHO, Marinilce Oliveira. Memórias literárias de Belém do Pará: o Grupo dos Novos, 1946-1952. Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2003. DIÁRIO DO PARÁ. Grande Hotel – Apenas Hóspedes da memória. 2011. LUCARELLI, F. Belém Reloaded. The Story Teller (o narrador). De Versailles dos trópicos a Paris n’América. Contribuições de Maria Antonia Ciocia e Stefania Giova. Tradução de trechos e revisão do texto por Maria da Graça Gomes de Pina. Napoli: Edizione Scientifiche Italiane, p. 329, 2004. Secretaria de Cultura do Estado do Pará - SECULT. Belém da saudade: a memória da Belém do início do século em cartões postais. 3a ed. Belém: Secult, p. 278, 2004.

Uma publicação partilhada por Historia Virtual (@hist.virtual) a

A iniciativa foi do arquiteto paraense Victor Scantlebury Rente, criador da modelagem 3D, em parceria com a historiadora Mayara Araujo, responsável pela pesquisa e elaboração de textos, e o publicitário Leandro Scantlebury, que se ocupa das estratégias e divulgação do trabalho. "Acredito que o acesso à memória e à cultura precisa ser mais democrático, alcançar o público fora do meio acadêmico também. Uma das metas do projeto é envolver a população, através de enquetes para definir o que gostariam de ver sobre nossa história em 3D", disse Victor.

Ver esta publicação no Instagram

Quem você levaria para tomar um café na terrasse do Grande Hotel? Sabia que Mário de Andrade (1893-1945), um dos mais importantes escritores brasileiros, veio a Belém em 19 de maio de 1927? Nossa querida terra foi uma de suas várias viagens pelo país para estudar a cultura de cada região. Em um trecho de uma carta (confira nos destaques) interessada a Manoel Bandeira, seu grande amigo, Mário expressa todo seu entusiasmo pelas experiências que teve no Grande Hotel: “[...] O direito de sentar naquela terrasse (do Grande Hotel) em frente das mangueiras chupitando um sorvete de cupuaçu, de açaí, você que conhece o mundo, conhece coisa melhor do que isso, Manu? Me parece impossível.” (NUNES; SANTOS, 2016, p. 13) Gostou? Não esquece de marcar nos comentarios a pessoa você levaria para tomar um delicioso café ou sorvete nessa terrasse.😉

Uma publicação partilhada por Historia Virtual (@hist.virtual) a

Para Mayara, o projeto é uma realização profissional única. "Ele representa algo que eu sempre quis fazer, que é mostrar a História de uma forma mais dinâmica, torná-la mais 'próxima' das novas gerações. O Victor pensava o mesmo, só que mais voltado para o patrimônio. Juntamos as ideias e surgiu o História Virtual", conta a historiadora.

Segundo a organização do projeto, o produto gerado no História Virtual possibilita uma nova forma de ensinar e aprender sobre História e educação patrimonial através da internet. "Queremos muito contribuir para a preservação da memória cultural e patrimonial do nosso povo. Por isso é muito gratificante ver a receptividade que o projeto está tendo!”, finaliza Mayara.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias