plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
APÓS LOCKDOWN

Estratégia para retorno de atividades não essenciais no Pará é discutida por órgaos

A estratégia de retomada das atividades não essenciais no Pará foi apresentada e debatida hoje (21) pelo Governo do Estado em videoconferência com representantes dos Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalh

Imagem ilustrativa da notícia Estratégia para retorno de atividades não essenciais no Pará é discutida por órgaos camera Avenida Presidente Vargas, em Belém, com lojas e comércio fechado após decreto | Irene Almeida/Diário do Pará

A estratégia de retomada das atividades não essenciais no Pará foi apresentada e debatida hoje (21) pelo Governo do Estado em videoconferência com representantes dos Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública Estadual e Defensoria Pública da União.

Helder Barbalho frisou que o retorno deve ser realizado de forma gradual para garantia da saúde da população.

"Nós não podemos interpretar que a vida volta ao normal após lockdown. Se pensarmos diferente, poderemos seguir em direção ao regresso - o que não desejamos. Atualmente, os números sinalizam que na Região Metropolitana devemos ter muito cuidado para que não haja descontrole. Por isso, teremos que uma atenção ainda mais forte para o interior do Pará.

Reabertura de atividades será gradual e lockdown na Região Metropolitana de Belém não deverá ser estendido

O chefe do executivo paraense comunicou que existe a expectativa de recebimento de respiradores do Ministério da Saúde e que os equipamentos devem ser distribuídos entre os centros regionais. "Vamos abrir novos leitos com os respiradores. Estamos fechando a redistribuição de forma a ampliar os leitos pelo interior do estado. Com isso, estaremos aumentando ainda mais o quantitativo de leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19", pontuou Helder.

Durante a reunião, que também contou com participação do Procurador Geral do Estado, Ricardo Server; da Secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan; do Secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado; do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adler Silveira. Os titulares das pastas estaduais relataram os instrumentos que estão sendo desenvolvidos para o retorno das atividades.

Para o Procurador Geral do Estado, a retomada ao cenário anterior à pandemia ocorrerá, seguindo normas que serão publicadas em Diário Oficial. "Não vamos voltar a vida normal de uma vez só. Devemos fazer um novo decreto para regrar a saída gradual das restrições. Após o lockdown, seguiremos com o decreto 609/2020 que dispõe sobre o distanciamento social e horário diferenciado de funcionamento de estabelecimentos", esclareceu Seffer.

SETORES ECONÔMICOS

O retorno das atividades econômicas no Pará vem sendo planejado em conjunto com a sociedade civil para que a retomada ocorra de forma segura, a medida em que se diminui o isolamento. "Estamos construindo juntos com a população o projeto 'Retoma Pará', que é a nossa estratégia de retorno gradativo. Precisamos deixar claro que iremos retornar aos poucos para garantir a saúde. Para isso, vamos mensurar os principais indicadores das regiões paraenses. Precisamos manter os protocolos padrão de distanciamento e também desenvolver protocolos referentes a cada atividade econômica. O trabalhador precisa ser informado como deve agir, os clientes também precisam saber como deverão agir e como fiscalizar", explicou o Secretário Adler Silveira.

ISOLAMENTO

Ualame Machado reforçou que a suspensão total de atividades não essenciais trouxe resultados positivos no combate ao coronavírus. "Essas medidas ajudaram a diminuir o pico que enfrentamos. O que verificamos é que os estados que decretaram lockdown foram os estados que ficaram nas primeiras posições de isolamento social e o Pará conseguiu se manter entre as melhores posições. Onde a medida foi decretada, houve uma melhora nos índices", afirmou o titular da Secretaria de Segurança.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias