plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARCERIA

Custodiados produzem cabines de proteção para conter a proliferação do novo coronavírus em hospitais

No total, 100 cabines são produzidas por internos da Central de Triagem Metropolitana II (CTM II), em Ananindeua

Imagem ilustrativa da notícia Custodiados produzem cabines de proteção para conter a proliferação do novo coronavírus em hospitais camera Pintura das estruturas faz parte das atividades de reinserção social dos custodiados | Agência Pará

O Governo do Pará, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), iniciou nesta quarta-feira (20), a confecção de cabines protetoras com mão de obra carcerária, para diminuir o contato de infectados com o corpo médico e assistencial de hospitais.

No total, 100 cabines estão em produção por internos da Central de Triagem Metropolitana II (CTM II), em Ananindeua. A barreira de proteção é montada com cano PVC e uma película de vinil transparente, que permitem visibilidade ao paciente e aos profissionais de saúde, além de tornar a estrutura leve, facilitando o manuseio e a higienização. A estrutura também conta com duas alças, um exaustor para fazer a devida troca de ar e aberturas em zíper para viabilizar o monitoramento, a alimentação e a medicação dos pacientes sem que haja contato direto com a equipe médica, o que diminui a propagação do vírus.

Os custodiados recebem um treinamento para produzirem os materiais adequadamente e os insumos necessários para a produção dos materiais, ambos disponibilizados pelo CIIR. Os internos ficam responsáveis pelo corte dos tubos de PVC, montagem das cabines, unindo as peças cortadas através das conexões de PVC, e pintura da cabine com tinta branca não tóxica. A finalização e o acabamento do trabalho serão feitos pelo próprio CIIR e as cabines prontas serão distribuídas, parte para hospitais públicos, parte para a equipe de saúde da Seap.

O diretor de Reinserção Social (DRS) da Seap, Belchior Machado, explica a importância de oferecer atividades laborais aos custodiados, juntamente às medidas de colaboração ao combate contra a Covid-19. "A produção de cabine de proteção em parceria com o CIIR é mais uma demonstração de que o trabalho prisional é de suma importância para a reinserção social das pessoas privadas de liberdade, e ratifica a grande contribuição que o sistema penitenciário tem dado ao enfrentamento desta pandemia", disse Belchior.

O projeto de desenvolvimento das cabines foi realizado em parceria com o Samel Health, polo tecnológico de pesquisa e desenvolvimento clínico e hospitalar, localizado em Manaus, no Amazonas. Os internos que produzem os materiais estão munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e seguem as medidas de segurança orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias