plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
POLÍTICA PARAENSE

Morre Mário Chermont, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará

Faleceu, na manhã deste sábado (16), o ex-deputado paraense Mário Chermont. O político estava internado em um hospital particular de Belém. Mário chegou a exercer o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Pará e a participar da Assembleia Estadua

Imagem ilustrativa da notícia Morre Mário Chermont, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Pará camera O político foi lembrado pelos atuais parlamentares da casa legislativa do Estado | Divulgação

Faleceu, na manhã deste sábado (16), o ex-deputado paraense Mário Chermont. O político estava internado em um hospital particular de Belém. Mário chegou a exercer o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Pará e a participar da Assembleia Estadual Constituinte de 1989.

De acordo com informações da Assembleia Legislativa, Mario Chermont nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de janeiro de 1937. Diplomou-se Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e trabalhou na Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), no Gabinete da Governadoria do Estado do Pará e na Secretaria de Estado de Saúde do Pará.

Mário Chermont iniciou a carreira política como vereador do município de Chaves, no Arquipélago do Marajó. Ele venceu um pleito para deputado estadual pela primeira vez em 15 de novembro de 1978, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) sendo reeleito no pleito de 15 de novembro de 1982 e no de 15 de novembro de 1986.

O ex-deputado foi eleito e empossado 2º Vice-Presidente da Alepa para o biênio de 1981/1982 e, por Imperativo Constitucional, assumiu o cargo de Presidente no período de 19 a 22 de outubro de 1981. Foi ainda Indicado pelo Governo do Estado para o exercício da Liderança do Governo na Casa em 1987.

Foi novamente presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará no biênio 1989/1990.

No dia 28 de fevereiro de 1989, foi eleito Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Estadual Constituinte. Pela Portaria nº 337/89, foi designado para integrar a Comissão Especial na qualidade de Presidente, responsável pela elaboração da programação da Solenidade de Promulgação da Constituição do Estado do Pará no dia 05 de outubro de 1989.

"Minhas emocionadas homenagens “in memoriam” ao meu amigo, deputado Mário Chermont, advogado, jornalista e servidor público brilhante, que deixou um legado inestimável de dignidade humana e destacada atuação no Parlamento estadual e no Congresso Nacional, tendo sido honroso para mim ter sido seu par quando ele desempenhou com proeminência os cargos de presidente da Assembleia Legislativa e da Assembleia Estadual Constituinte de 1989, onde deixou marcos memoráveis que muito nos orgulham. Vá em paz, meu amigo", destacou o deputado Raimundo Santos, único deputado constituinte na atual legislatura.

"Mário Chermont fez história, deixa um legado na política desse Estado. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos", lamentou o presidente da Alepa, Dr. Daniel Santos.

As informações são da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias