plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DANOS IRREPARÁVEIS

Arte pela Vida se diz preocupado com distribuição de testes de HIV/Aids pela prefeitura de Belém

A prefeitura de Belém está distribuindo autotestes para HIV/Aids desde segunda-feira (11). A medida foi criada pelo Ministério da Saúde e Belém recebeu um total de 4 mil exames.Os autotestes já estavam planejados pelo Ministério da Saúde de para serem

Imagem ilustrativa da notícia Arte pela Vida se diz preocupado com distribuição de testes de HIV/Aids
pela prefeitura de Belém camera reprodução

A prefeitura de Belém está distribuindo autotestes para HIV/Aids desde segunda-feira (11). A medida foi criada pelo Ministério da Saúde e Belém recebeu um total de 4 mil exames.

Os autotestes já estavam planejados pelo Ministério da Saúde de para serem distribuídos antes da pandemia, mas o contexto de isolamento acelerou o processo.

Após a divulgação dos autotestes diversos paraenses, incluindo órgãos e instituições de saúde, manifestaram-se contra a medida.

O comitê Arte pela Vida, que ajuda no atendimento a pessoas que vivem com o HIV/Aids em Belém, afirma que a determinação pode acarretar danos irreparáveis para quem optar por este tipo de exame.

“A pessoa que vai fazer o teste está já está suspeitando de algo. Ela precisa ter imediatamente disponível um suporte psicológico para conseguir absorver a possibilidade de ter HIV. Quando a prefeitura permite que isso se faça em casa, coloca em risco a vida de várias pessoas que, sem atendimento, podem até mesmo tirar a própria vida”, diz Francisco Vasconcelos, coordenador do comitê Arte pela Vida, que lida há mais de 20 anos com casos de HIV.

No site da prefeitura, existe a informação de que a pessoa que opte pelo autoteste possa retornar a unidade de saúde após o resultado, algo que, de acordo com os profissionais que trabalham na área, pouco acontece.

“Imagina que você fica sabendo que tenho Aids em casa. Você acha que voltaria ao posto de saúde depois do resultado? Nossa experiência nos mostra que não. Já atendemos muitas pessoas e a experiência nos mostra que o atendimento imediato é imprescindível”, diz o coordenador.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias