Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

ESPERANÇA

Hospital de Campanha de Belém supera a marca de 400 recuperados de Covid-19

quarta-feira, 13/05/2020, 08:23 - Atualizado em 13/05/2020, 07:23 - Autor: Agência Pará


Espaço aberto pelo governo no Hangar completou um mês
Espaço aberto pelo governo no Hangar completou um mês | Agência Pará

Na semana em que completa 1 mês, o Hospital de Campanha de Belém superou a marca de 400 pacientes recuperados de Covid-19 hoje (12). Nesta terça-feira, 401 pessoas que estavam internadas no Hangar puderam voltar pra casa. Com braços erguidos, em sinal de vitoria, e com muitas flores, o registro do momento da saída demonstrou a emoção que os olhos não precisaram esconder.

Depois de 14 dias de tratamento, Gilzires Barbosa voltou para a família em Castanhal, no Nordeste do estado. Os sintomas que ele sentiu foram inesquecíveis, igual ao reconhecimento pelo esforço de todos que auxiliaram no tratamento. "O que eu passei, eu não quero pra nenhum inimigo. Eu não conseguia respirar, me alimentar, sem me reconhecer. Só Deus e essa equipe aqui pra cuidar da gente. Hoje estou saindo recuperado, em nome de Jesus. Eu só tenho a agradecer aos médicos, enfermeiros e as pessoas que aqui trabalham", conta emocionado.

Keuliton Costa escreveu uma carta para os trabalhadores que o atenderam. No envelope, a palavra escolhida para tentar resumir o que ele sentia não poderia ser outra: gratidão. "Eu escrevi para agradecer aos verdadeiros heróis que estenderam os braços pra ajudar as pessoas que nem conhecem. Muito obrigado por tudo", contou.

Até a noite desta terça-feira, estavam sendo atendidos 239 pacientes no Hospital de Campanha, sendo 30 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Para o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Alberto Beltrame, mais do que um dado que demonstra a evolução positiva dos pacientes, o quantitativo representa o esforço em conjunto que é feito para a recuperação. "O governo do Estado anuncia esse número como um indicativo de mais esperança de que juntos podemos vencer o coronavírus. Não descansaremos, enquanto não conseguirmos levar a sociedade do Pará a um porto seguro com mais saúde", afirma Beltrame.

Com a saúde restabelecida após o tratamento, Rômulo não esqueceu o estado que estava quando precisou ser internado. A experiência vivida foi difícil, mas a gratidão pelo tratamento recebido vai ser expressa também na mensagem que o Agente de Portaria vai levar adiante. "Eu cheguei com falta de ar, muito debilitado e fui recebido pela equipe. Eles são os anjos que dão a vida por nós. Agora eu digo para todos ficarem em casa, que não andem pela rua e que não levem a doença pra seus pais".

Atendimento Humanizado

A melhora do quadro de saúde dos internados ocorre com o acompanhamento da família. Por cerca de 10 minutos, todos os dias, os pacientes conversam com um parente. O contato é realizado por meio de videochamadas entre tablets. Enquanto um equipamento é levado até o pacientes, outro é entregue ao familiar na área fora do espaço de atendimento médico. O dialogo é acompanhando por uma equipe técnica e ocorre de 70 a 80 vezes por dia.

"Essa iniciativa do Hospital de Campanha agregou serviços, carinho e atenção para aqueles que sofreram com a Covid-19. Passado 1 mês da abertura do Hospital de Campanha do Hangar, nós temos uma notícia que nos traz alento e esperança. As pessoas foram atendidas com humanização e com todo cuidado", avalia positivamente o Secretário de Saúde Pública do Pará.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS