plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAIS RÍGIDO

Helder Barbalho anuncia 'lockdown' em 10 municípios paraenses

Após a confirmação de quase 500 novos casos de pacientes com o Covid-19 no Pará em um dia, e a queda no índice de isolamento social, o governador Helder barbalho decretou o bloqueio total, o chamado lockdown, em 10 municípios paraenses. A decisão anunciad

Imagem ilustrativa da notícia Helder Barbalho anuncia 'lockdown' em 10 municípios paraenses

Após a confirmação de quase 500 novos casos de pacientes com o Covid-19 no Pará em um dia, e a queda no índice de isolamento social, o governador Helder barbalho decretou o bloqueio total, o chamado lockdown, em 10 municípios paraenses. A decisão anunciada na noite desta terça-feira (5) começa a valer na quinta-feira (7) e durará, a princípio, uma semana.

Sespa registra mais 25 mortes e número de casos se aproxima de 4.500 no Pará

O lockdown irá valer para todos os municípios da Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Isabel do Pará e Castanhal), além de Vigia de Nazaré, Santo Antônio do Tauá e Breves, este no Arquipélago do Marajó.

“Os nossos esforços [até o momento] não têm sido suficientes. O percentual de isolamento social está em torno de 45% a 50%, e isso está fazendo com que os casos [de contágio por covid-19] avancem, os números cresçam e vidas sejam perdidas”, afirmou Helder Barbalho no pronunciamento.

Segundo Helder, nesta segunda-feira (4), a taxa de isolamento social no Estado ficou em aproximadamente 48%, percentual ainda distante da meta de 70% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde para um isolamento adequado.

"Sei o quanto é difícil [o lockdown], mas, nesse momento, temos que salvar a vida da população. Não temos outro caminho", continuou Helder Barbalho.

Com a nova medida, funcionarão apenas as atividades consideradas essenciais nestas 10 cidades, a exemplo de supermercados, estabelecimentos de comércio de alimentos, farmácias, bancos, lotéricas, feiras de rua (que funcionam como supermercados dos mais humildes), onde poderá entrar apenas uma pessoa por família.

Serviços de materiais de construção e de fornecimento de materiais de higiene e de produtos médicos e hospitalares também seguirão funcionando, bem como serviços de entrega de alimentos (delivery), seja de compras de mercado ou de alimentos prontos.

Cidadãos que trabalhem nas áreas consideradas essenciais (bancária, segurança, saúde e algumas atividades econômicas) podem circular, mas é recomendado que carreguem documentos com foto, carteira de trabalho e comprovante funcional.

Cidadãos que forem para consultas médicas e exames poderão sair com acompanhante.

O governador do Pará esclareceu que o transporte de cargas funcionará normalmente. "Queremos deixar claro que não haverá fechamento de supermercados, de farmácias, de bancos, ou seja, das atividades essenciais para vida da população", afirmou Helder.

BLOQUEIO E FISCALIZAÇÃO

Durante o lockdown, haverá bloqueio e fiscalização, por meio de blitz, nas vias das cidades com ações conjuntas entre as autoridades estaduais e municipais.

Helder Barbalho reforçou, ainda, que é imprescindível que cada cidadão saia de casa usando máscara, sendo proibido o deslocamento pelas ruas sem esse acessório de segurança.

As medidas terão caráter “educativo”, a princípio, sem punições àqueles que desrespeitarem as regras de restrição . No entanto, a partir do domingo (10), quem infringir as normas estará sujeito às sanções previstas no decreto do 'lockdown'.

Inicialmente, o lockdown terá validade de uma semana, seguindo até o domingo (17).

"O que queremos dizer é que chegou um momento drástico de agirmos para salvar a vida da nossa gente. Quero agradecer a cada cidadão que tem colaborado e quero fazer um apelo - enquanto cidadão, enquanto pai e enquanto filho - para que cada um de vocês nos ajudem para que não precisemos agir de maneira ostensiva e que cada um possa se convencer que esse é um esforço fundamental para atravessar esse momento com o menor número possível de vidas perdidas", disse Helder Barbalho.

"Peço a Deus que possa tocar o coração de cada um de nós e que possamos superar juntos esse momento. Peço, por favor: fique em casa. Isso é para salvar as vidas de todos nós, para salvar as vidas de quem amamos, dos nossos pais e filhos, irmãos e irmãs, dos nossos avós. Isso é para salvar a vida do povo paraense. Que Deus proteja o nosso povo", concluiu Helder.

Veja o pronunciamento do governador Helder Barbalho sobre o decreto:
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias