plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SUFOCO

Filas quilométricas e aglomerações marcam busca por auxílio emergencial em Belém

Diversas agências da Caixa Econômica Federal amanheceram com filas ontem (27) com a liberação do dinheiro em espécie do auxílio emergencial, para clientes que possuem a conta poupança digital da instituição, destinado a desempregados, autônomos e mães che

Imagem ilustrativa da notícia Filas quilométricas e aglomerações marcam busca por auxílio emergencial em Belém camera Na agência localizada no Guamá, havia muita desorganização | Irene Almeida

Diversas agências da Caixa Econômica Federal amanheceram com filas ontem (27) com a liberação do dinheiro em espécie do auxílio emergencial, para clientes que possuem a conta poupança digital da instituição, destinado a desempregados, autônomos e mães chefes de família. A ordem de pagamento era apenas para pessoas nascidas nos meses de janeiro e fevereiro, mas isso não impediu a aglomeração de pessoas que buscavam o acesso ao benefício no valor de R$ 600.

Pará registra mais 8 mortes por Covid-19; total chega a 122

Pará é o oitavo estado mais atingido pela covid-19. Veja o ritmo de contágio

Na Caixa Econômica da Pedro Miranda, quase de esquina com a travessa Angustura, a fila era tão grande que chegou a dar volta no quarteirão, pegando a travessa Barão do Trinfo, terminando ao lado da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Os primeiros da fila chegaram entre 3h30 e 4h da madrugada, na expectativa de serem atendidos o quanto antes. Entre eles estava Luciana Nogueira que, mesmo reclamando da demora do atendimento e aglomeração, já sabia o que fazer com o dinheiro que iria receber. “Acho que poderia começar mais cedo o atendimento, evitaria esse tanto de gente na fila. Mesmo assim a gente tem que vir, eu estou contando com esse dinheiro para pagar minhas contas, fazer compras e, se der, economizar para o próximo mês”, comentou.

Muita gente foi de madrugada para a frente das agências da Caixa Econômica para garantir os primeiros lugares na fila. Grande procura pelo benefício acabou expondo as pessoas a um risco de contaminação
📷 Muita gente foi de madrugada para a frente das agências da Caixa Econômica para garantir os primeiros lugares na fila. Grande procura pelo benefício acabou expondo as pessoas a um risco de contaminação |Irene Almeida

O excesso de gente na fila também era uma oportunidade para vendedores faturarem uma graninha extra. Um vendedor ambulante, que pediu pra não ter o nome divulgado, exibia as diversas máscaras disponíveis e disse que ficaria esperando os primeiros beneficiários saírem para conseguir aumentar as vendas que, segundo ele, ainda estavam baixas. “Eu tenho máscara de dois, três e cinco reais. Por enquanto a venda ainda está fraca. Pessoal ainda não tem dinheiro, tem que esperar eles sacarem o auxílio e tentar vender depois que saírem do banco”, disse revelando a estratégia de venda.

SÃO BRÁS

A agência de São Brás registrara longas filas para o saque do benefício
📷 A agência de São Brás registrara longas filas para o saque do benefício |Irene Almeida

Na agência da Caixa de São Brás, localizada na José Malcher, esquina com a avenida José Bonifácio, a fila também era enorme e dobrava o quarteirão, chegando na travessa Castelo Branco. Apesar da grande quantidade de pessoas, seguranças terceirizados cuidam da organização para evitar tumultos. José Raimundo, 55 anos, atualmente está desempregado. Ele chegou na agência às 6h da manhã e disse que, apesar da longa espera, não sairia da fila enquanto não recebesse o benefício. “Segundo o aplicativo, meu saque está marcado para hoje e esse dinheiro vem em boa hora. Vou fazer compras e pagar a conta de energia porque mesmo eles não fazendo corte não gosto de deixar a dívida atrasada”, afirmou.

Já no final da mesma fila estava a autônoma France Tavares, 37 anos, que ao ver o tamanho da fila, não tinha tanta certeza se ficaria até ser atendida. Ela ainda precisaria regularizar o CPF na agência e não tinha certeza se teria acesso ao auxílio emergencial ainda no mesmo dia. “Esse é um dinheiro que ajuda, mas como ainda tenho que regularizar minha situação na Caixa, ainda estou pensando se fico ou não na fila”, observou.

DESORGANIZAÇÃO

Já na agência da Caixa Econômica localizada na avenida José Bonifácio com a rua Paes de Souza, a desorganização era total. Clientes não se entendiam sobre o início e final da fila, com todos ao lado uns dos outros e, mesmo com máscaras, estavam expostos ao sol forte, fossem prioridades ou não. Os beneficiários reclamavam que o atendimento era realizado de forma lenta e sem qualquer tipo de orientação por parte dos funcionários do banco.

PARA ENTENDER

- COMO SACAR O DINHEIRO

Os beneficiários poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem usar qualquer tipo de cartão. Porém, esta forma de acesso ao dinheiro precisa ser solicitada no aplicativo “Caixa TEM”. Lá será informada a data do saque. Como não existe cartão para esta modalidade, será gerado um código autorizador para o saque. É preciso ter este código em mãos no momento do saque pois ele será solicitado.

- CALENDÁRIO DE SAQUES

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro.

28 de abril – nascidos em março e abril

29 de abril – nascidos em maio e junho

30 de abril – nascidos julho e agosto

4 de maio – nascidos em setembro e outubro

5 de maio – nascidos em novembro e dezembro

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias