plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRISTEZA

Ex-deputado federal Asdrúbal Bentes morre aos 84 anos; relembre sua história

Na manhã desta segunda-feira (27), morreu aos 84 anos o ex-deputado federal paraense Asdrúbal Bentes. Ele estava internado desde a tarde da última quinta-feira (23) no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém, com suspeita de Covid-19.Asdr

Imagem ilustrativa da notícia Ex-deputado federal Asdrúbal Bentes morre aos 84 anos; relembre sua história

Na manhã desta segunda-feira (27), morreu aos 84 anos o ex-deputado federal paraense Asdrúbal Bentes. Ele estava internado desde a tarde da última quinta-feira (23) no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém, com suspeita de Covid-19.

Asdrúbal Mendes Bentes era ex-parlamentar de vários mandatos, ex-superintendente do Incra e atualmente assessor da Casa Civil do Governo do Pará.

O Governador do estado, Helder Barbalho lamentou em sua conta no Twitter a perda:

O governo do Pará divulgou nota de pesar pela perda:

O Governo do Pará lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-deputado federal Asdrúbal Mendes Bentes, na manhã desta segunda-feira (27), em Belém.

Asdrúbal Bentes tinha 80 anos e nasceu em Humaitá, no interior do Amazonas (AM). Asdrúbal foi superintendente do Incra, prefeito de Salinópolis, presidente do Grupo de Terras do Araguaia e Tocantins/Marabá e presidente do Paysandu, deixando importantes conquistas como liderança política no Estado.

O Governo registra sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor.

O senador Jader Barbalho também lamentou a morte:

Trajetória

Filho de Valquíria do Prado Mendes, Asdrúbal Mendes Bentes era natural de Humaitá (AM). Saiu de sua cidade natal ainda pequeno para morar na capital paraense.

Em 1958, começou a graduação de Direito na UFPA (Universidade Federal do Pará). Três anos depois de formado, ocupou o cargo de procurador no Tribunal de Contas do Pará. Em 1976 deu início à sua carreira política quando filiou-se à Aliança Renovadora Nacional, também conhecida como Arena.

Asdrubal foi deputado federal por três mandatos (1995-1999; 1999-2003; 2011-2015) pelo PMDB. Ocupou o cargo de vice-líder do partido em 2003.

Foi Superintendente do INCRA e Assessor Especial do Governo do estado do Pará em 1993 e 1994 e prefeito da cidade de Salinópolis.

Bastante culto, Asdrubal também atuou como professor de Latim no Instituto de Educação do Pará e Colégio Estadual Paes de Carvalho.

Nos anos de 1964/65 foi diretor do Sindicato de Conferentes e de Cargos do Estado do Pará e Amapá e Presidente da Federação Paraense de Basquetebol entre os anos de 1965-1966 e 1976-1977;

Fiel torcedor bicolor, foi presidente do Paysandu nos anos de 1991 e 1992. Em 1991, sob seu comando, o Papão conquistou o primeiro título brasileiro de sua história. Relembre:

O Papão também emitiu nota de pesar pelo falecimento de seu ex-presidente.

Nas redes sociais, também foram feitas mensagens de carinho e lamento pela perda do ex-deputado e amante do futebol:

Ex-presidente do Paysandu, Alberto Maia, em seu twitter.
📷 Ex-presidente do Paysandu, Alberto Maia, em seu twitter. |Reprodução/
Luiz Omar Pinheiro, atual mandatário do Carajás Esporte Clube.
📷 Luiz Omar Pinheiro, atual mandatário do Carajás Esporte Clube. |Reprodução
Técnico do Bragantino Clube do Pará, Cacaio, em seu facebook.
📷 Técnico do Bragantino Clube do Pará, Cacaio, em seu facebook. |Reprodução/
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias