plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DESPEDIDA

Cajuru, peixe-boi do Bosque Rodrigues Alves, morre aos 63 anos

Carinhosamente batizado como Cajuru, o peixe-boi do Jardim Zoobotânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves, morreu nesta sexta-feira (24). Com 63 anos, ele era o animal mais antigo da espécie criado em cativeiro e exposto à visitação em zoológicos brasilei

Imagem ilustrativa da notícia Cajuru, peixe-boi do Bosque Rodrigues Alves, morre aos 63 anos camera Cajuru era o animal mais antigo da espécie criado em cativeiro e exposto à visitação. | Fernando Sette/Ag. Belém

Carinhosamente batizado como Cajuru, o peixe-boi do Jardim Zoobotânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves, morreu nesta sexta-feira (24). Com 63 anos, ele era o animal mais antigo da espécie criado em cativeiro e exposto à visitação em zoológicos brasileiros, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

No começo do mês, outro animal famoso da capital paraense, a onça-pintada Guma, do Museu Emílio Goeldi, também faleceu.

Coincidentemente, o peixe-boi Cajuru fazia aniversário no mesmo dia em que se comemora o Dia da Fauna, no dia 22 de setembro. Ele era uma das principais atrações do Bosque Rodrigues Alves. "Quando eu era criança ia ao Bosque e ficava olhando o peixe-boi. Depois casei e tive filhos, e nossos passeios de domingo sempre eram no espaço. Meus filhos passavam horas tentando ver ele (Cajuru) de perto, mas só aparecia o nariz dele pra fora da água. Sinto muito pela morte do animal", lamenta Fátima Costa.

O animal foi resgatado ainda filhote num dos laguinhos da praça Batista Campos, há 63 anos, junto com uma fêmea. Na época, um animal foi levado para o Bosque Rodrigues Alves para o Museu Emílio Goeldi, que também já morreu.

No último aniversário de Caruju, em 2019, a médica veterinária do Bosque, Ellen Eguchi, o classificou como muito dócil e disse que a espécie vive, geralmente, até os 50 anos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias