plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLAPSO NA SAÚDE

Homem com sintomas de Covid-19 morre antes de ser atendido na UPA da Sacramenta

Joaquim Lima, 49 anos, morreu no chão da área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, em Belém, por volta de 7h desta quarta-feira (22).A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) confirmou que ele não conseguiu chegar a dar entrada na U

Imagem ilustrativa da notícia Homem com sintomas de Covid-19 morre antes de ser atendido na UPA da Sacramenta camera Um funcionário da UPA dentro do local, de braços cruzados, observa o homem morto, que não conseguiu receber atendimento. | Reprodução

Joaquim Lima, 49 anos, morreu no chão da área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, em Belém, por volta de 7h desta quarta-feira (22).

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) confirmou que ele não conseguiu chegar a dar entrada na UPA. Joaquim e a irmã chegaram ao local por volta das 6h30 e foram andando até a porta de atendimento. A mulher entrou para buscar uma cadeira de rodas e quando voltou encontrou seu irmão sentado no chão, já morto.

Segundo a sogra de Joaquim, somente após a morte que os funcionários da UPA tentaram socorrer a vítima. Em um vídeo que circula nas redes sociais e mostra o triste caso, é possível ver um funcionário da UPA ao fundo, dentro do estabelecimento, de braços cruzados, olhando o homem sem vida.

De acordo com a irmã e a sogra da vítima, ele apresentava alguns sintomas de Covid-19, doença causada pelo coronavírus e que ataca principalmente o sistema respiratório.

Ainda de acordo com a Sesma, a acompanhante relatou que o mesmo tinha doença infectocontagiosa e não estava fazendo uso da medicação, tinha hipertensão não tratada e fazia uso de bebidas alcoólicas. O corpo será encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito para investigação.

A Sesma informou ainda, sem dar detalhes, que já foi descartada a Covid-19 na vítima. Porém, familiares de Joaquim enfatizaram que ele apresentava todos os sintomas do novo coronavírus e mesmo informando isso os funcionários, ele morreu sem ser atendido na unidade.

Quando procurar a UPA?

A Sesma orienta que as UPAS sejam procuradas por pessoas com sinais e sintomas moderados ou graves de COVID-19 ou que precisem de atendimentos de média complexidade de urgência e emergência, como alteração de pressão arterial, febre alta (igual ou maior que 39 graus), traumas (quedas, torções, e fraturas fechadas), dores intensas, hiperglicemia, falta de ar intensa, alterações do nível de consciência, dores no peito, sangramentos e cortes e mordida de animais. E também possuem, em nível de urgência e emergência, raio-x, serviços laboratoriais, eletrocardiograma e odontologia

Leia também:

Estados vizinhos ao Pará possuem quase 5 mil casos de coronavírus e mais de 270 mortes

Pará ultrapassa mil casos de Covid-19 e mortes chegam a 38

Pará está com 91% dos leitos de UTI ocupados

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias