plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Pará está com 91% dos leitos de UTI ocupados

A informação é da Secretaria de Saúde do Estado e reflete a realidade das Unidades de Pronto Atendimento de Belém, que são de responsabilidade da Prefeitura. Ontem, em pelo menos duas delas, não havia médicos

Imagem ilustrativa da notícia Pará está com 91% dos leitos de UTI ocupados camera Quem procurou por atendimento na Sacramenta, não encontrou médico no plantão | Mauro Ângelo/Diário do Pará

A taxa de ocupação de leitos de UTI dedicadas ao Covid-19 está atualmente em 91,01% na rede estadual, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). O reflexo disso é percebido nas UPAs da cidade. Na Marambaia, ontem (21) de tarde, havia muitas pessoas vindas de outras unidades. Ali elas eram atendidas, ainda que depois de muita espera. O motorista de aplicativo João Silva foi até lá para levar uma passageira com sintomas do Covid-19, e saiu de lá com boas notícias. “Ela entrou. Demorou bastante, mas foi atendida e graças a Deus está bem. Agora, muita gente reclama da demora no atendimento”, contou.

Já na Policlínica Metropolitana, que abriu as portas nesta terça-feira, para atender os pacientes com sintomas do novo coronavírus, o movimento foi intenso. Com pelo menos duas UPAs (Sacramenta e Terra Firme) sem atendimento por falta de profissionais, a estrutura mantida pelo Governo do Estado foi muito procurada por pessoas de todas as partes de Belém. Como resultado, filas enormes para o atendimento, que estava sendo feito normalmente. Vale ressaltar que a gestão das UPAs é de responsabilidade da Prefeitura de Belém.

No entanto, conforme explicou a Sespa, através de nota, o apoio da Policlínica para o sistema de saúde de Belém é apenas para os casos de suspeita de Covid-19. A Policlínica, informa a Sespa, não é um pronto-socorro e não está equipada para atuar como tal. Também não é um hospital de porta aberta. É uma estrutura do Estado que está sendo remanejada para apoiar a porta de entrada dos casos de Covid-19.

Por isso, pacientes com insuficiência respiratória - falta de ar - devem procurar unidades de urgência como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros.

Enquanto a Policlínica recebia pacientes oriundos de toda capital, nas UPAs o movimento, embora também intenso, refletia um outro panorama. Na Sacramenta, quem procurava atendimento saía desolado, sem perspectiva alguma de ser atendido, mesmo nos casos mais graves. A policial civil Sulamita Albuquerque bem que tentou, mas não conseguiu ser atendida. Ela, assim como milhares de pessoas, teme pela própria vida, sobretudo após o drama familiar enfrentado recentemente. Sulamita é irmã da escrivã Raquel Albuquerque, que morreu no último sábado (18), com sintomas do Covid-19, após rodar por várias unidades atrás de atendimento.

“Cheguei aqui e disseram que não era possível me atender. Perdi uma irmã para o vírus, as coisas não estão boas e quando você procura não acha atendimento. É muito triste”, desabafou a policial.

PRIORIDADE

No PSM do Guamá, tem gente reclamando da prioridade total dada à doença, enquanto outras enfermidades não recebem atendimento. A autônoma Vanda Santos é uma delas. “Meu pai estava fazendo um tratamento para curar uma bronquite. Com o coronavírus, o tratamento foi suspenso. Então ele piorou, mas apresentou sintomas semelhantes ao Covid-19, por isso conseguimos fazer um exame e estamos aguardando o retorno”, explica.

Outras unidades, como o PSM da 14 de Março, continuam realizando atendimento, mas a reclamação da população é sempre a mesma: falta estrutura para dar conta de todos os casos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias