plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
QUARENTENA

Saúde mental: saiba organizar uma rotina produtiva em meio ao isolamento social

A pandemia do novo coronavírus transformou o mundo todo, fazendo a rotina da sociedade desacelerar. Os comércios, bares, casas de shows, shoppings e empresas pararam as atividades. O acesso aos cinemas, parques e teatros foram suspensos. Escolas e facu

Imagem ilustrativa da notícia Saúde mental: saiba organizar uma rotina produtiva em meio ao isolamento social

A pandemia do novo coronavírus transformou o mundo todo, fazendo a rotina da sociedade desacelerar. Os comércios, bares, casas de shows, shoppings e empresas pararam as atividades. O acesso aos cinemas, parques e teatros foram suspensos. Escolas e faculdades estão sem aulas. A vida virou uma incerteza.

O isolamento social foi a alternativa necessária da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a transmissão do Covid-19. Mas, por consequência disso, algumas pessoas estão tendo que saber lidar com a transformação da rotina e com problemas emocionais que surgem durante o período de quarentena.

Coronavírus: como manter a saúde mental durante a pandemia?

De acordo com a OMS, a pressão psicológica e o estresse causado pela pandemia do novo coronavírus, podem agravar ou gerar problemas mentais. Diante desse cenário, como cuidar da saúde mental e amenizar problemas emocionais?!

Em tempo de reclusão forçada, psicólogos dizem que terapia on-line pode ser aliada

Primeiro passo: identificar

A psicóloga Mariana Mendonça explica: "Primeiro precisamos aprender a identificar quando algo não está adequado e a partir daí, algumas estratégias para aprender a lidar com isso. Quando estamos diante de um fator estressante tão grande, como estamos vivendo agora, a gente tem muitos sentimentos de angústia, de medo e principalmente de ansiedade", diz.

Consequências

"O que isso posso provocar?! Alterações principalmente no sono, no apetite, humor e na nossa capacidade de produtividade envolvendo a atenção e concentração. Algumas dessas coisas são bem fisiológicas e fáceis de observar. E outras, são um pouco mais comportamentais, emocionais, especificamente", afirma a psicóloga.

Sinais e sintomas

De acordo com a psicóloga, é possível observar os sinais através do sono, apetite e humor:

- Sono

"Se você tinha uma rotina de sono adequada e agora de repente você tá apresentando insônia, dificuldade de dormir no mesmo horário, trocando o dia pela noite, é sinal que isso não está bacana".

- Apetite

"Em relação ao padrão alimentar, se você está com comportamento compulsivo ou se você não está seguindo o horários das refeições adequadamente, ou, se alimentando de maneira muito mal pela escolha alimentar que você vem fazendo também pode ser um sinal de que não tem algo tão correto assim acontecendo".

- Humor

"Sobre o humor, é muito comum nesse período com que a gente tá vivendo, apresentar medo, irritabilidade, intolerância, falta de paciência, agressividade verba, até porque nós estamos confinados".

Segundo passo: organizar uma rotina produtiva.

"Tentar estabelecer uma rotina, mesmo estando em casa, de segunda a sexta. Acordar no mesmo horário, fazer as refeições regularmente, não ficar de pijama até o dia seguinte. Se você está em teletrabalho ou se você está fazendo faculdade de maneira remota, monta uma estação de trabalho e de estudos por menor que seja. Se organizar para estar disponível naquele horário", indica Mariana.

Terceiro passo: Cuidar do seu bem estar.

Segundo Mariana, é vital para esse momento ser produtivo. "Você tem que ocupar o seu tempo de forma produtiva. Você precisa tentar se movimentar dentro de casa e você pode está conseguindo fazer isso com a própria rotina doméstica com os cuidados que você precisar ter com sua família [...] e tentar se manter também bastante hidratado, com uma alimentação saudável para que sua imunidade fique bem".

Ainda de acordo com ela é necessário: "Nas estratégias emocionais, é muito importante que a gente tenha momentos de diálogo e também de distração [...] relaxe a noite, faça coisas prazerosas com sua família, faça vídeo chamadas com seus amigos, interaja de maneira produtiva e também prazerosa. A gente precisa disso em equilíbrio".

Gostou?! Então, assista na íntegra a entrevista da psicóloga que tem mais dicas para você realizar atividades produtivas nessa quarentena.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias