plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SEMANA SANTA

Igrejas de Belém estarão fechadas na celebração da Páscoa

Pela primeira vez na história, a Igreja Católica irá realizar as celebrações da Semana Santa com os templos de portas fechadas para os fiéis, por causa da pandemia da Covid-19. Em Belém, a Arquidiocese confirmou que vai seguir as recomendações da Sant

Imagem ilustrativa da notícia Igrejas de Belém estarão fechadas na celebração da Páscoa camera Segundo a Igreja, é a primeira vez na história que a igreja estará de portas fechadas na páscoa | Wagner Santana/Diário do Pará

Pela primeira vez na história, a Igreja Católica irá realizar as celebrações da Semana Santa com os templos de portas fechadas para os fiéis, por causa da pandemia da Covid-19. Em Belém, a Arquidiocese confirmou que vai seguir as recomendações da Santa Sé e dos órgãos de Saúde para evitar aglomerações de pessoas e a proliferação do novo coronavírus. As celebrações vão ocorrer na Catedral Metropolitana e serão transmitidas ao vivo pela TV Nazaré. As paróquias, todas elas, também deverão realizar as missas e transmiti-las pelas redes sociais. O horário das transmissões deve ser divulgado com antecedência em todas as plataformas digitais para que a comunidade não deixe de participar, em família, da programação litúrgica.

Para evitar a proliferação da doença, a Igreja cancelou as procissões que são realizadas na Semana Santa, entre elas a da Via Sacra, a do Encontro entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores e a do Senhor Morto. A tradicional caminhada pelas sete Igrejas de Belém, que a comunidade católica costuma realizar na Sexta-feira Santa, também não poderá ser feita este ano. Os fiéis deverão ficar em casa e aproveitar a família reunida para fazer um momento de oração.

“Este é um fato inédito. Não se tem nenhum indício de que ao longo dos trezentos anos da Igreja Católica em Belém tenha celebrado a Semana Santa de portas fechadas. Nem mesmo na época da expulsão dos padres Jesuítas isto aconteceu”, ressalta o padre André Teles, da Paróquia Santa Rita de Cássia.

O padre reforça ainda que a Santa Sé publicou um decreto próprio no qual determinou uma série de particularidades sobre como a Igreja Católica iria se comportar neste período de pandemia. “No geral, são recomendações para que todos sigamos o que recomenda a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde e os órgãos de Vigilância Sanitária”, explica o religioso.

Ele lembra ainda que nenhuma celebração será gravada. Todas terão de ser transmitidas ao vivo, on-line, no horário previsto. O que está suspenso, segundo ele, são os ritos que podem ser considerados facultativos. É facultado, por exemplo, o rito do “lava-pés” tradicionalmente realizado na Missa da Santa Ceia, na Quinta-feira Santa. A Arquidiocese e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugerem que os fiéis, em casa, lavem os pés uns dos outros após assistirem a transmissão da missa. “Nós estamos convidando a comunidade a participar deste momento, mas em família, em casa, após a missa ou a ceia (jantar)”, comentou o pároco.

CATEDRAL

Na Catedral de Belém, a Missa do Lava-pés, como é popularmente conhecida, começa às 18h. A Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão do Senhor é o único dia do ano em que a Igreja Católica não tem missa. A celebração deste dia, na verdade, é uma celebração diferente para relembrar a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Geralmente as paróquias realizam esta celebração por volta das 15h.

A programação da Arquidiocese, este ano, contará somente com o Sermão das 7 palavras, na capela do Colégio Santo Antônio, com transmissão ao vivo, a partir do meio-dia. No altar estará apenas o cônego Vladian Alves que vai pregar sobre as últimas sete palavras proferidas por Jesus Cristo antes de sua morte. Não haverá coral este ano. No sábado (11), os três bispos de Belém irão celebrar a Vigília Pascal, a partir das 19h, na Catedral de Belém, também com transmissão pela TV Nazaré.

A missa de Páscoa na Catedral Metropolitana de Belém, no domingo, será realizada às 9h e também será transmitida pela TV. Cada paróquia também deve celebrar e avisar a comunidade sobre os horários.

HORÁRIOS

CELEBRAÇÕES NA CATEDRAL

l Quinta-feira- 19h

Missa do Lava-pés

l Sexta-feira - 12h

Sermão das Sete Palavras (na Capela do Colégio Santo Antônio)

l Sábado - 19h

Vigila Pascal

l Domingo - 9h

Missa da Páscoa

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias