plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
COVID-19

Avanço do número de casos no interior do Pará preocupa especialistas

Belém e Ananindeua continuam sendo os principais focos de incidência de casos do coronavírus no Estado, mas a interiorização da doença nos próximos dias preocupa os especialistas. Dados divulgados em novo relatório da Fundação Oswaldo Cruz mostram que a c

Imagem ilustrativa da notícia Avanço do número de casos no interior do Pará preocupa especialistas camera Ao menos 14 municípios paraenses estão sob a incidência do risco | Reprodução

Belém e Ananindeua continuam sendo os principais focos de incidência de casos do coronavírus no Estado, mas a interiorização da doença nos próximos dias preocupa os especialistas. Dados divulgados em novo relatório da Fundação Oswaldo Cruz mostram que a contaminação avança nas regiões do Baixo Amazonas e no Sudeste do Pará.

Um grupo formado por pesquisadores do Programa de Computação Científica da Fiocruz e da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas analisou dados que mostram que o Brasil já vive hoje um processo de interiorização da epidemia de Covid-19. Municípios brasileiros próximos aos grandes centros urbanos que já possuem transmissão sustentada e mais de cem casos, são os com maior risco de disseminação da doença neste momento.

Sespa confirma mais 9 infectados e sobem para 154 os casos de Codiv-19 no Pará

Pará registra quinta morte por Covid-19

O estudo identifica os municípios com alta vulnerabilidade, a partir da situação epidemiológica considerada até o dia 30 de março. Além daqueles que já apresentam grande incidência, os pesquisadores apontam risco de transmissão sustentada e expansão de casos em Oriximiná, Conceição do Araguaia, Goianésia do Pará, Garrafão do Norte, Floresta do Araguaia, Faro, Eldorado dos Carajás, Curuçá, Dom Eliseu, Concórdia do Pará, Curuá, Curralinho, Curionópolis e Cumaru do Norte.

“Verificamos que as nossas previsões do primeiro e segundo relatório se realizaram em grande medida. Conforme o previsto, houve um processo de disseminação para as maiores capitais do país. Após esse, primeiro momento, já podemos observar o começo de um processo de interiorização da epidemia em vários estados. No entanto, tivemos algumas diferenças que podem ser um reflexo das medidas de isolamento adotadas”, explica o coordenador do Procc/Fiocruz, Daniel Villela.

Na região Norte, principalmente em Manaus e nos municípios a jusante no Rio Amazonas são os locais com maior disseminação. No Nordeste, o Ceará aparece como importante epicentro. Amazonas, Ceará e Bahia demandam atenção especial, uma vez que a combinação de um alto risco de introdução da epidemia com alta vulnerabilidade constitui em situação de alerta máximo.

Regiões predominantemente rurais, com índices socioeconômicos mais baixos, acesso precário à água tratada, esgoto e eletricidade e menor infraestrutura de saúde terão mais dificuldade para lidar com a epidemia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias