Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

PREOCUPANTE

1º caso de Covid-19 em presídio no Pará  é confirmado

terça-feira, 07/04/2020, 23:09 - Atualizado em 08/04/2020, 16:59 - Autor: Igor Reis


| reprodução

Uma das maiores preocupações das autoridades aconteceu nesta terça-feira (7). Um detento do Centro de Progressão Penitenciário de Belém testou positivo para Covid-19.

Sespa confirma mais 9 infectados e sobem para 154 os casos de Codiv-19 no Pará

A Vara de Execução de Pena Privativa de Liberdade em Meio fechado e Semiaberto de Belém irá agora analisar o pedido da defesa do detento, solicitando a prisão domiciliar do mesmo. Atualmente, ele cumpre regime semi-aberto, assim como os demais presos da unidade.

Reprodução
 

O órgão judiciário solicitou que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realize uma avaliação médica do detento e uma perícia na unidade prisional, para verificar se existem condições do detento receber atendimento médico em sua residência. A decisão deverá ser publicada depois da perícia.

Apesar do caso acontecer em uma unidade prisional com um número de detentos reduzido, o caso confirmado pode representar o início da contaminação da população carcerária, formada atualmente por mais de 20 mil detentos.

Apesar da confirmação, o caso ainda não foi contabilizado nos números oficiais Secretaria de Saúde Pública do Pará.

POSICIONAMENTO

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) confirmou o caso e esclareceu que se trata de "um interno que se encontra no regime semi-aberto, custodiado no Centro de Progressão Penitenciário do Pará (CPPB), em Belém". "Neste regime, ele sai diariamente para trabalhar e retorna  à noite", informa a SEAP. 

"De acordo com seu Plano de Contingência para situações como essa, a Secretaria transferiu o paciente, com quadro leve e em bom estado geral, para a Unidade PEM 3 em Marituba, onde está isolado para cumprir com a quarentena prevista pelas autoridades sanitárias do estado. Os demais internos estão sendo avaliados por equipe médica e, havendo outros que apresentem sintomatologia de gripe, serão postos em quarentena em outro pavilhão do PEM 3", conclui a nota da SEAP. 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS