plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOVOS PROCEDIMENTOS

Pará adota protocolo para velórios e enterros de vítimas fatais de Covid-19

Diante da quinta morte de Covid-19 anunciada recentemente e das projeções que alertam para um crescimento expressivo da doença nos próximos dias, o governador Helder Barbalho anunciou, na noite desta terça-feira (7), que será adotado um protocolo para vel

Imagem ilustrativa da notícia Pará adota protocolo para velórios e enterros de vítimas fatais de Covid-19 camera O novo procedimento vale para casos confirmados e para aqueles que estavam sob suspeita, mas que evoluíram a óbito antes da confirmação do teste. | Adão de Souza-PBH/FotosPublicas

Diante da quinta morte de Covid-19 anunciada recentemente e das projeções que alertam para um crescimento expressivo da doença nos próximos dias, o governador Helder Barbalho anunciou, na noite desta terça-feira (7), que será adotado um protocolo para velórios e enterros de vítimas fatais de Covid-19.

O novo procedimento vale para casos confirmados e para aqueles tratados como suspeitos, mas que evoluíram a óbito antes da confirmação do teste. O protocolo exige tamponamento (fechamento dos orifícios do corpo), enrolado em um lençol e depois em um plástico; uma vez envolto nas proteções, ele é inserido em uma urna funerária lacrada e que não deverá ser aberta.

Para o velório, a recomendação é que seja realizado de forma breve e não reúna mais do que dez pessoas. De acordo com o secretário de Estado de Saúde Pública (Sespa), Alberto Beltrame, os corpos podem ser enterrados ou cremados, “mas a recomendação é não abrir a urna funerária e não acumular pessoas no velório”.

Até o momento, o Pará registra 154 infectados e cinco mortes. Do dia 6 ao 7, houve um salto de 31 casos. Enquanto isso, apenas 40% da população paraense está seguindo a orientação do isolamento social. “Não vamos esperar chegar a uma condição dramática para que as pessoas tenha a consciência de que precisam ficar em casa e proteger aqueles que amam”, apelou mais uma vez Helder durante a videoconferência.

VEJA TAMBÉM:

Governo do Pará entrega a hospitais mais de 150 mil comprimidos de azitromicina e hidroxicloroquina

Pacientes com rinite são mais propensos a contrair COVID-19?

Conjuntivite pode ser sintoma da Covid-19

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias