plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
LEVANTAMENTO

Coronavírus no Pará: mulheres e jovens são os mais atingidos; veja números!

No último dia 30 de março, o Pará entrou para a lista de mais um dos estados brasileiros com transmissão comunitária da Covid-19. Dois dias depois, 1º de abril, a primeira morte era anunciada.Mesmo com o primeiro caso registrado em 18 de março, as notific

Imagem ilustrativa da notícia Coronavírus no Pará: mulheres e jovens são os mais atingidos; veja números! camera Orientação é que as pessoas saiam de casa apenas se necessário. | Mauro Ângelo/Diário do Pará

No último dia 30 de março, o Pará entrou para a lista de mais um dos estados brasileiros com transmissão comunitária da Covid-19. Dois dias depois, 1º de abril, a primeira morte era anunciada.

Mesmo com o primeiro caso registrado em 18 de março, as notificações aconteciam de forma tímida e, inicialmente, com uma média de dois dias de intervalo, aumentando a contagem ao final da segunda semana.

Ao passo que nos aproximamos do pico da doença, o mês de abril, a tendência é que o número de infectados aumente. Até o momento, chegamos a 86 confirmados após uma explosão de 27 notificações somente no dia 3 de abril.

Essa quantidade expressiva já possibilita um filtro dos paraenses infectados, como gênero, idade, além da disposição dos casos nas regiões afetadas pela pandemia da Covid-19.

No gráfico abaixo, é possível entender melhor como os pacientes do Pará se comportam.

Acompanhe!

Coronavírus no Pará: mulheres e jovens são os mais atingidos; veja números!
📷 |

VEJA TAMBÉM:

Paraenses já circulam com máscaras pelas ruas da capital.
📷 Paraenses já circulam com máscaras pelas ruas da capital. |Mauro Ângelo/Diário do Pará

GÊNERO

Até o momento, 44 mulheres, 41 homens e uma criança foram diagnosticados; atenção especial para o público feminino que concentra 51% do total desses infectados; a idade média das pacientes de ambos é 40 anos.

FAIXA ETÁRIA

Os últimos registros mostram também que são muitas as pessoas fora do grupo de risco contaminadas. Classificando do mais novo ao mais velho, temos: dois casos de 0 a 19 anos; 25 casos entre 20 a 30 anos; 22 casos de 31 a 40 anos; 17 casos de 41 a 50 anos; e onze casos de 51 a 60 anos.

Acima de 60 anos - É importante ressaltar que essas pessoas estão mais propensos a ter complicações e morrer com o avanço da Covid-19, pois fazem parte do chamado "grupos de risco", incluindo os portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e asma, por exemplo. No Pará, são nove infectados e um óbito (a morte de uma idosa de 87 anos, a vítima mais velha infectada pelo vírus Sars-CoV-2).

GEOGRAFIA

Concentram a maior parte dos casos divulgados as cidades de Belém (49), Ananindeua (10) e Santarém (5), seguido de Itaituba (3), Barcarena (3), Castanhal (2), Marabá (2), Marituba (2) e Parauapebas (2).

Em se tratando de regiões, temos a capital (49) e Região Metropolitana (13); em seguida, a região do Nordeste (7) e o Sudeste (7) que chamam atenção e compartilham o terceiro lugar devido a quantidade de infectados. Já as regiões Sudoeste (5) e Oeste (5) permanecem em menor número.

PREVENÇÃO

Assim como divulgado pelos órgãos de saúde, a orientação é que as pessoas permaneçam em casa, saiam apenas quando necessário e mantenham uma rotina de higienização: lavar as mãos com água e sabão ou, na falta disso, usar álcool em gel 70%. Fora de casa, mantenha-se afastado das pessoas e não toque com as mãos sujas os olhos, nariz e boca.

O DOL está nessa luta para levar até você, internauta, novidades sobre métodos de prevenção, orientações e notícias, disponibilizando uma nova área no portal para concentrar as informações sobre a Covid-19.

*Matéria atualizada após a divulgação dos 86 casos às 12h37 no dia 05/04/2020

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias