plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONTEÚDO DE MARCA: TUTORES

Ensino on-line também exige disciplina e atenção

Com o avanço do novo coronavírus, instituições de ensino têm de lidar com o desafio de manter uma rotina educacional para crianças e adolescentes para que o ano letivo não seja prejudicado no isolamento social. Assim, o estudo on-line é uma alternativa im

Imagem ilustrativa da notícia Ensino on-line também exige disciplina e atenção camera Psicóloga avalia a importância das plataformas nesse período de quarentena | Divulgação

Com o avanço do novo coronavírus, instituições de ensino têm de lidar com o desafio de manter uma rotina educacional para crianças e adolescentes para que o ano letivo não seja prejudicado no isolamento social. Assim, o estudo on-line é uma alternativa importante para garantir o aprendizado e a relação entre aluno e professor.

Karla Lobato é psicóloga e coordenadora da Tutores Educação Multidisciplinar, instituição voltada para o reforço escolar que criou uma plataforma on-line para continuar atendendo seus alunos. “Temos a questão da comodidade para os pais, além da segurança e a otimização do tempo, tanto do aluno quanto do tutor. As escolas têm feito um trabalho de superação mesmo através das plataformas on-line”, afirma.

Ela também lembra sobre o espaço para estudos. “É importante que o aluno esteja em um local limpo e arejado e sem pontos de dispersão para que haja concentração no que está fazendo”, afirmou. Karla considera este um período de adaptação, mas que com organização é possível ter bons resultados. “Para os pais, também tem a questão da adaptação da rotina porque muitas vezes eles são ‘obrigados’ a fazer um acompanhamento e supervisão que antes era delegado a um professor ou tutor, além de conciliá-la com suas rotinas de trabalho”, comenta.

E novas metodologias de ensino precisam ser pensadas. “Os professores precisam se superar na criatividade e maneira de se trabalhar para oferecer o que tem de melhor. A gente está tentando desenvolver uma plataforma nova, que supra as necessidades e fazer à distância aquilo que podíamos fazer do lado”, reitera.

A psicóloga de crianças e adolescentes, Diana Nobre, esclarece que situações de imprevistos e mudanças profundas fazem parte da vida e o mesmo se aplica ao método de ensino. “Muitos podem achar que estejam de férias e é preciso estar com uma rotina, obrigações e tempo para o descanso. É importante definir horário de acordar, almoçar e dormir, além de colocar tempo para estudar e lazer”, explica. Ainda de acordo com a psicóloga, se possível, os estudos devem ser realizados no horário em que a criança ou adolescente estudava normalmente. “A gente sabe que na escola a criança e adolescente ficavam um turno inteiro e isso não pode ser feito em casa. O ideal é que seja feito por uma hora ou uma hora e meia e com momento para descansar”, ressalta.

Por fim, a psicóloga acredita que com o passar do isolamento social e a chegada da reabertura das escolas, a educação via internet será um importante aliado para a educação, mas sem deixar de lado as interações sociais, necessárias para o desenvolvimento dos alunos. “As crianças estão em uma fase chamada de ‘janela de oportunidades’, um período de desenvolvimento e estão aptas a diversas possibilidades”, finaliza.

Serviço

Tutores Educação Multidisciplinar - Umarizal

Contato: (91) 981375100 (WhatsApp) / (91) 989495331 (WhatsApp)

Instagram: @tutoresumarizal

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias