plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CORONAVÍRUS

"Temos de ser otimistas, mas estamos trabalhando com todos os cenários possíveis", garante Helder após confirmação de 18º caso no Pará

O governador Helder Barbalho, participou, no final da tarde deste sábado (28), de uma coletiva de imprensa ao vivo, disponíveis nos portais do governo, para falar sobre os dois novos casos de Covid-19 no Estado do Pará. Ele reforçou que quatro hospitais s

Imagem ilustrativa da notícia "Temos de ser otimistas, mas estamos trabalhando com todos os cenários possíveis", garante Helder após confirmação de 18º caso no Pará camera Bruno Cecim / Ag.Pará

O governador Helder Barbalho, participou, no final da tarde deste sábado (28), de uma coletiva de imprensa ao vivo, disponíveis nos portais do governo, para falar sobre os dois novos casos de Covid-19 no Estado do Pará. Ele reforçou que quatro hospitais serão montados em Belém, Santarém, Marabá e Breves, com leitos e equipamentos disponíveis para tratar, dos infectados pelo vírus.

"Peço à Deus que mesmo com todas essas medidas, essa estrutura toda, que todos esses leitos permaneçam vazios e quero dizer que fizemos nosso dever, preparamos tudo, mas nenhum desses hospitais terá gente circulando. Temos o direito de sermos otimistas, mas continuamos trabalhando com todos os cenários que possam surgir", explicou o governador.

Helder já datou a entrega dos hospitais, e ainda destacou que equipamentos de UTI já estão sendo destinados aos ambientes hospitalares.

"Precisamos lembrar que todos estão sendo disponibilizados com os recursos do Estado, e o Ministério da Saúde ficou de mandar mais alguns equipamentos também, como bomba de fusão, painéis de controle, tudo que é necessário para salvar a vida das pessoas", disse Helder, destacando que já na próxima terça-feira (31), as obras das unidades hospitalares irão começar simultaneamente, e serão entregues nos respectivos dias: Belém 6 do mês de abril, Marabá dia 7 de abril, Santarém dia 10 e, Breves dia 11".

NOVOS CASOS NO PARÁ

A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no final da tarde, e o titular do órgão, secretário Alberto Beltrame, também estava na coletiva.

Os novos casos de coronavírus são de um homem de 25 anos, e um senhor de 42 anos de idade. Durante a coletiva, o governador informou que um dos pacientes é morador da Itália e contraiu o vírus or lá e o outro adquiriu o vírus de um outro paciente que estava com a doença.

"O primeiro paciente, o jovem de 25 anos, é morador da Itália e portanto foi é um vírus importado, já o senhor de 42 anos esteve em contato com um positivo de Covid-19, ambos estão bem e em isolamento domiciliar", explicou o governador.

Helder Barbalho ainda lembrou que todos os vírus foram importados ou, adquiridos de pessoas que já estavam com a doença e contrairam em outro país. No total, 531 casos descartados da doença e outros 105 em análise em todo o território paraense.

O governador também ressaltou a conscientização de permanecer em quarentena, que é o isolamento durante o período de incubação de um vírus, geralmente por 15 dias.

"Caso uma pessoa esteja com sintomas do coronavírus, deve ficar em casa antes mesmo do resultado dos exames, em uma espécie de quarentena voluntária, evitando, assim, a propagação do vírus a outras pessoas. Entendam, precisamos ter a noção do início da ampliação do vírus. Temos como exemplo outros países", disse, destacando ainda que ninguém está preso em casa e que podem ir a uma padaria, a um supermercado, sair quando realmente for "necessário", além de comentar sobre carreatas.

"É um sacrifício que todos devemos fazer neste momento, é excepcional. Quanto mais precaução tivermos, mais rápido vamos sair desse momento", declarou, além de explicar que teve a oportunidade de assistir os técnicos da OMS dizendo que o Brasil ainda está no início desta caminhada e que o "pico" ainda chegará.

" As pessoas não podem achar que somente poque já morreram pessoas, chegamos ao topo. Todos os técnicos ainda dizem que o Brasil está na jornada. Vamos fazer o sacrifício de isolamento, eu tenho certeza que isso irá passar rápido. Se a gente insistir em voltar a vida normal, daqui há um mês vamos voltar novamente ao isolamento", afirmou Helder.

AÇÕES

Ainda durante a coletiva, o governador explicou sobre algumas das ações que o governo está fazendo referente ao acolhimento de moradores de rua. Para ajudar essas pessoas, o órgão está usando o estádio do Mangueirão como espaço de acolhimento. Ele então comentou sobre a campanha de arrecadação de produtos que serão destinados às pessoas acolhidas, como material de higiene pessoal, comidas, roupas, colchões e outros itens. Aproveitou a oportunidade para agradecer algumas empresas que fizeram doações em grande quantidade.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A Campanha que inicialmente seria em abril e precisou ser antecipada pelo avanço da pandemia do novo coronavírus, foi uma sucesso, segundo o secretário Alberto Beltrame. "Batemos a meta, muita gente procurou logo nos primeiros dias os lugares onde estavam cedendo as vacinas. Nossos idosos, que são os mais vulneráveis no grupo de risco, estão vacinados contra a influenza", disse.

APLICATIVO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Para que os alunos possam ter uma ferramenta dentro de casa e ter acesso ao conhecimento, um aplicativo será disponibilizado, contendo 25 minutos de apresentação dos professores, intervalo e mais 25 minutos de aula, para que ninguém "fique parado" nesse período de isolamento. Um número será disponibilizado para que os alunos possam interagir com os profissionais da educação.

Ao final da coletiva, o chefe do poder executivo estadual, ainda pediu a paciência e compreensão dos paraenses. "Respeitem o decreto, não façam carreatas ou aglomerações. Não estimulem as pessoas a infligir as regras. Este é meu apelo. Estamos todos fazendo isso para que possamos sair o mais rápido possível deste momento", concluiu, destacando ainda em um breve comentário que foi acordado com Celpa e Cosanpa, pra que os paraenses possam usufruir da energia por três meses sem custos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias