plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
INCENTIVO À CIÊNCIA NACIONAL

Edmilson Rodrigues propõe anular portaria que mudou regras de concessão de bolsas científicas

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), juntamente com o restante da bancada paraense do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), apresentou, nesta quarta-feira (25), um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da Portaria nº 34 do Cap

Imagem ilustrativa da notícia Edmilson Rodrigues propõe anular portaria que mudou regras de concessão de bolsas científicas camera Divulgação

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), juntamente com o restante da bancada paraense do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), apresentou, nesta quarta-feira (25), um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos da Portaria nº 34 do Capes, que alterava as regras para distribuição de bolsas de pós-graduação e, segundo os parlamentares, enfraquecia a produção científica nacional.

No projeto de decreto, Edmilson critica, por exemplo, a portaria que “prevê a redução de bolsas de mestrado e doutorado em todos os programas de pós-graduação, o que pode ter efeito desastroso sobre o Sistema Nacional de Pós-Graduação”.

A portaria do Capes, publicada no último dia 9 de março, veda, por exemplo, o fomento aos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) presenciais que tiveram as três últimas notas de Avaliação iguais a três (considerando que as notas do Capes vão de um a cinco).

No projeto de decreto legislativo, Edmilson ressalta que “cursos com notas 3 e 4, muitos deles localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, são cursos que contam com boa avaliação, pelos critérios da próprias Capes, e representam aproximadamente 70% da pós-graduação brasileira”.

Para o parlamentar paraense, esses critérios penalizam, sobretudo, “cursos recentes e de menor conceito, retirando-lhes meios para progredir e reforça as desigualdades entre instituições, áreas de conhecimento e regiões do país”.

Por fim, Edmilson aponta que as bolsas são, por diversas vezes, a única fonte de renda dos pesquisadores, já que a obtenção delas “exige dedicação exclusiva”.

“Eis um dos motivos pelo qual faz-se mister mantê-las sobretudo em face de uma pandemia como a que estamos, todos atravessando”, pontua o parlamentar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias