plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ABRIGO!

Coronavírus: 400 pessoas em situação de rua recebem cuidados no Mangueirão

Após a determinação do governador Helder Barbalho de abrigar pessoas em situação de rua no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, no  último domingo (22), centenas de pessoas já se dirigiram de forma voluntária ao estádio. Aproximadamente 400 pessoas já

Imagem ilustrativa da notícia Coronavírus: 400 pessoas em situação de rua recebem cuidados no Mangueirão

Após a determinação do governador Helder Barbalho de abrigar pessoas em situação de rua no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, no último domingo (22), centenas de pessoas já se dirigiram de forma voluntária ao estádio. Aproximadamente 400 pessoas já estão abrigadas e recebendo assistência das equipes das secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Saúde Pública (Sespa) e de Esporte e Lazer (Seel) e Fundação ParáPaz.

Coronavírus: 400 pessoas em situação de rua recebem cuidados no Mangueirão
📷 |

Ao chegar ao espaço, a pessoa passa por acolhimento e cadastro social, recebe kits de higiene pessoal, roupas e um colchão. São oferecidas quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Creuza Costa, técnica da Seaster, que tem atuado no acolhimento e no cadastro social, disse que o formulário identifica quais sãos as necessidades daqueles que chegam. “Através dele identificamos a localidade em que eles se encontram, quais são de outros municípios, se possuem alguma dependência química ou transtorno mental, e a partir daí temos a possibilidade de garantir cuidados e direitos através de uma rede socioassistencial”, informou.

Nos atendimentos na área de saúde, os acolhidos passam por um ambulatório disponibilizado pela Sespa. Sonia Braga, que atua no 1º Centro Regional e integra a equipe, ressaltou que, “ao abordarmos o paciente, nós o direcionamos para o espaço de triagem. Lá é possível realizar testes rápidos, curativos e, dependendo da situação, o encaminhamento à unidade de pronto-atendimento. Hoje, atendemos 39 pacientes e realizamos 139 testes rápidos”.

Solidariedade - No portão B2 do estádio se concentram as doações de roupas, alimentos não perecíveis, materiais de higiene, cobertores e calçados. Aproximadamente 2.500 cestas básicas já foram recebidas. Além dos alimentos, refeições e lanches chegam diariamente.

A proprietária do restaurante Sabor da Nega, Maria Helena Galdino, foi pessoalmente ao estádio entregar 65 refeições. Para ela, é um privilégio poder contribuir. “Quando eu vi o governador Helder Barbalho falando que poderíamos ajudar com alimentos, eu não contei um, dois, três. Mobilizei alguns funcionários e conseguimos produzir e ir entregar. Eu fiquei extremamente feliz e emocionada em ver a população paraense ajudando”, destacou.

O Mangueirão continua como o principal ponto de recebimento de doações. Quem ainda quiser contribuir pode entregar as doações a uma das equipes de recebimento, no portão B2, ou entrar em contato pelo número (91) 3239-1400.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias