plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
IMUNIZAÇÃO

Com drive-thru, Uepa mantém quatro locais para vacinar idosos 

Quatro campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, participam da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, vírus causador de gripe. São eles: Campus I - Centro de Ciências Sociais e Educação (no Bairro do Telégrafo); Campus II - CCBS/

Imagem ilustrativa da notícia Com drive-thru, Uepa mantém quatro locais para vacinar idosos  camera Os quatros campi estão localizados em Belém | Agência Brasil

Quatro campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, participam da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, vírus causador de gripe. São eles: Campus I - Centro de Ciências Sociais e Educação (no Bairro do Telégrafo); Campus II - CCBS/Centro Saúde Escola (no Bairro do Marco); Campus III - Curso de Educação Física (Bairro do Marco) e Campus IV - Escola de Enfermagem Magalhães Barata (Bairro São Brás).

A iniciativa de incluir outros três campi, além do Centro de Saúde Escola, que já atuava em outras campanhas, é uma estratégia para descentralizar os postos, para que a vacinação ocorra sem aglomeração de pessoas e em ambientes arejados, importante para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

Esta primeira fase da campanha vai de 23 de março a 15 de abril, e é destinada a pessoas a partir de 60 anos e trabalhadores da área de saúde. Dois campi da Uepa, no entanto, funcionarão como postos móveis de quarta-feira (25) até sexta-feira (27).

Drive-thru - Ainda para evitar aglomerações e resguardar idosos do contágio pelo novo Coronavírus, esquemas alternativos foram montados para a campanha. A Escola de Enfermagem Magalhães Barata iniciou nesta terça-feira (24) o serviço drive-thru, com rodízio de veículos pelo estacionamento, e imunização sem a necessidade de sair do veículo.

A iniciativa busca envolver a comunidade acadêmica em ações de saúde, com os cuidados necessários para evitar aglomerações durante a vacinação. "São cinco professores e 20 alunos atuando com toda a segurança para realizar a vacinação, cumprir as medidas de proteção e evitar aglomerações", informou Margarete Bittencourt, coordenadora da Escola de Enfermagem Magalhães Barata.

Antecipação - Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de vacinação contra Influenza. Devido à circulação do novo Coronavírus no país, estados e municípios têm buscado estratégias para diminuir concentração de pessoas. A vacina contra Influenza não tem eficácia contra o novo Coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que os sintomas são parecidos, e ainda ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

O Centro Saúde Escola (CSE), no Bairro do Marco, destinou duas salas para a vacinação. Nesse período, o atendimento ambulatorial está suspenso. Estão funcionando somente a vacinação e a farmácia especializada dos programas. "Fazemos a orientação para que os pacientes mantenham distância e utilizamos termômetro sem contato para avaliar a necessidade de permanência do mesmo na fila. Essa é uma estratégia nossa para não aglomerar as pessoas. Estamos respeitando o espaço de um metro e meio de cada paciente e a faixa etária. O atendimento está tranquilo", garantiu Silva Gesta, enfermeira e coordenadora administrativa do Ambulatório de Especialidades Médicas da Uepa. (Texto: Nailana Thiely e Ize Sena).

Dias e horários da vacinação de idosos e profissionais de saúde:

Campus I - Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)

Período: de 25 a 27 de março

Horário: 8h30 as 14 h

Endereço: Travessa Djalma Dutra, s/n - Telégrafo

Campus II - CCBS/ Centro Saúde Escola do Marco

Durante toda a campanha, respeitando a divisão de grupos prioritários.

Horário: 8 as 11 h e das 14 às 17 h

Endereço: Avenida Rômulo Maiorana

Campus III - Curso de Educação Física

Período: de 25 a 27 de março

Horário: 8h30 as 14 h

Endereço: Travessa Perebebuí, 2623 - Marco

Campus IV - Escola de Enfermagem Magalhães Barata

Período: Até dia 15 de abril

Vacinação drive-thru (sem necessidade de descer do veículo).

Horário: 8h30 as 14 h

Endereço: Avenida José Bonifácio, 1289, Bairro do Guamá

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias