Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

INICIATIVA

UFPA produz álcool em gel para atender unidades acadêmicas e hospitais universitários

terça-feira, 24/03/2020, 16:19 - Atualizado em 24/03/2020, 16:19 - Autor: Com informações da Ascom UFPA


| Reprodução/Ascom UFPA

Em tempos de pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, professores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará  e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) tomaram a iniciativa de produzir álcool em gel para suprir as necessidades de higiene das unidades acadêmicas  da Instituição e dos hospitais universitários.

A iniciativa foi idealizada pelos professores José Otávio Carréra, farmacêutico responsável e coordenador do projeto; Mauro Sérgio Marques, da disciplina de Tecnologia Farmacêutica; e Roseane Ribeiro, da disciplina Garantia da Qualidade de Produtos e Insumos Farmacêuticos e Cosméticos. A equipe envolvida na produção é formada por docentes e discentes de pós-graduação que trabalham na área da Saúde. A proposta foi apresentada na última semana à reitoria da UFPA, que imediatamente a aprovou e viabilizou os meios para a produção.

O processo de produção do álcool será realizado no Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito) da Faculdade de Farmácia, seguindo as diretrizes das Boas Práticas de Manipulação. O álcool em gel será destinado para uso dos hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), além de unidades acadêmicas como núcleos, institutos, faculdades, prédios administrativos, bibliotecas, entre outros.

“Todos os envolvidos foram convidados e se manifestaram favoráveis ao engajamento neste projeto. Foi um trabalho de construção da logística, desde a aquisição de insumos, confecção da rotulagem, produção, embalagem, controle da qualidade e entrega do produto final”, conta a professora Roseane Ribeiro.

A proposta da produção semanal, inicialmente, será de 200 quilos, no entanto, poderá ser aumentada de acordo com as demandas da Administração Superior da UFPA.

Risco das “receitas caseiras”

Nos últimos dias, tem circulado pelas redes sociais algumas dicas para produzir soluções caseiras para higienização das mãos, devido à alta busca por álcool em gel nas farmácias e supermercados de todo o país. Para a professora Roseane Ribeiro, as receitas caseiras devem ser desencorajadas, uma vez que não têm respaldo nenhum de sua eficácia e podem trazer risco à saúde das pessoas.

Álcool em gel caseiro pode trazer perigos à saúde; entenda!

“A preparação deve ser feita de acordo com a técnica de manipulação, sendo necessária a realização do controle de qualidade por profissionais farmacêuticos e/ou químicos, a fim de garantir a qualidade e segurança do produto. Assim, acredita-se que as pessoas devem ter bastante cautela nesse momento delicado e evitar, ainda assim, qualquer outro tipo de risco à sua saúde”, recomenda.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS