Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

CUIDADOS

Confira dicas e medidas para fazer em casa  como prevenção ao coronavírus 

terça-feira, 24/03/2020, 16:09 - Atualizado em 24/03/2020, 18:59 - Autor: Lana Oliveira


| Divulgação

Ainda não existem estudos de métodos comprovados para combater o coronavírus, mas existem pequenas atitudes que são essenciais nessa luta para evitar o contágio da doença. E diante dessa pandemia, a sociedade precisa se conscientizar para se proteger do Covid-19.

Empresários reforçam time da solidariedade na luta contra o coronavírus

Quarentena e restrições reduzem a  poluição na China, Europa e Estados Unidos

A rotina da sociedade não é mais a mesma, pois orientações como isolamento social tem sido uma das melhores ações para evitar a transmissão comunitária do vírus.

Atualmente, uma grande parcela da população adotou a medida de ficar em casa e cumprir o período de quarentena, até que o surto da doença seja controlado. Essa iniciativa é de extrema necessidade, principalmente para os públicos mais vulneráveis a doença, que são idosos acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos e quem tem insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica.

A pedagoga Márcia Lopes, 55 anos, é hipertensa e está passando a quarentena em casa cuidado de seus pais idosos. Ela reconhece a importância de se prevenir contra o coronavírus.

“Estamos tendo um cuidado permanente de higiene em casa, porque sou do grupo de risco e meus pais também. A atenção é redobrada com eles, pois mesmo morando no mesmo apartamento, procuramos manter uma certa distância com eles ao falar, e até na hora das refeições. É cada um no seu espaço para evitar contato muito próximo. Nós também estamos seguindo à risca medidas de limpeza da casa, passando álcool em geral e usando máscara, quando necessário. O mais importante é que meus pais são conscientes que esses cuidados são para o bem deles e colaboram para fazer tudo direitinho”, afirma.

 

Os cuidados com pessoas que você convive serão essenciais para enfrentar esse momento de crise. A limpeza com a casa e com as crianças também devem ser redobradas.

Na casa da empresária Gabriela Salgado, 29 anos, não é diferente. Desde já, ela ensina a filha de 3 anos a importância da higienização. “Eu e meu esposo estamos evitando ao máximo sair de casa. Ele é o responsável de sair e comprar algo quando precisa. Na porta já deixamos um cesto para colocar a roupa suja e depois lavar imediatamente, os sapatos ficam do lado de fora. E a limpeza da casa é diária para evitar qualquer transmissão. E tudo isso procuro passar para minha filha, Giovana. Ensinei ela por meio de brincadeiras saudáveis como lavar as mãos da forma mais cuidadosa possível”, diz.

 

Confira 10 dicas e orientações para fazer em casa:

1-      Siga à risca o isolamento social. Não saia de casa.

2-      Ao chegar em casa tire os sapatos, troque a roupa, tome um banho ou lave as mãos, punhos, rosto e pescoço com água e sabão.

3-      Sacolas e objetos da rua devem ser higienizados ou precisam ser descartados

4-      Não compartilhe toalhas, talheres, copos ou objetos. Mantenha distância e não cumprimente pessoas do público venerável (idosos acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos e quem tem insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica).

5-      Evite contato próximo com as pessoas. Não abrace, passe álcool-gel e lave as mãos constantemente.

6-      Vai sair de casa? Não esqueça de levar um casaco ou uma jaqueta de mangas longas para se proteger.

7-      Caso estiver com gripe ou tosse, nada de sair sem a máscara.

8-      Sabe aquela moeda ou aquele dinheiro do troco? Lave suas mães depois de tocá-los.

9-      Limpe com álcool superfícies e objetos da residência.

10-   Desinfete celular, chaves e cartões bancários com álcool a 70%.

| Divulgação
| Divulgação

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS