plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ACESSIBILIDADE

Primeiro programa de web rádio acessível da Amazônia estreia em Marabá

A comunicação gera entendimento, mas ela também tem deixado muitos brasileiros à margem, que sonham em poder entender o que está sendo dito.Inovando na Amazônia Legal, a web rádio Líder Marabá, com sede em Marabá no sul paraense, coloca no ar nesta qu

Imagem ilustrativa da notícia Primeiro programa de web rádio acessível da Amazônia estreia em Marabá camera Reprodução

A comunicação gera entendimento, mas ela também tem deixado muitos brasileiros à margem, que sonham em poder entender o que está sendo dito.

Inovando na Amazônia Legal, a web rádio Líder Marabá, com sede em Marabá no sul paraense, coloca no ar nesta quinta (19), o primeiro programa com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as edições.

“Direto ao Ponto com Aretha Fernandes” nasce com o papel de acessibilidade, mas também de comunicação em causa, já que irá interagir com a comunidade surda. E por isso ele conta com o apoio da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Raíssa Lopes, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Educação e Saúde da Uepa, conta que a parceria com a web rádio é fundamental para derrubar barreiras para a acessibilidade. “A informação precisa chegar de forma clara para todas pessoas. Certamente o programa vai ampliar os horizontes dos surdos, que precisam ter o mesmo espaço que o ouvinte. Hoje eles têm acesso a informações, mas nem sempre elas chegam da maneira que deveriam, com a tradução do intérprete”, afirma a docente.

Para se ter uma ideia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Censo 2010, colocou o Pará como o Estado do Norte com o maior número de surdos e pessoas com deficiência auditiva. São 369.073 pessoas que não ouvem nada ou têm alguma ou grande dificuldade para escutar.

O “Direto ao Ponto com Aretha Fernandes” é um programa de entrevistas sobre temáticas diversas. Diferente de outras experiências de acessibilidade para surdos nas web rádios brasileiras, além de garantir a presença de intérpretes, a iniciativa possibilitará a participação de surdos, deficientes visuais e intelectuais, para discutirem assuntos que vão além da pauta “deficiência”. Assim como ouvintes e videntes, eles serão convidados para entrevistas nas áreas em que forem referência.

O acesso ao programa é feito através dos perfis do Instagram (@webradiolidermaraba), do Facebook (Web Rádio Líder Marabá) e pelo site webradiolidermaraba.com.br. Também é possível acompanhar o programa por meio do aplicativo Rádios Net, disponível no Play Store.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias