Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

DECRETO

Prefeitura de Capanema realiza plano de prevenção contra o novo coronavírus 

quinta-feira, 19/03/2020, 17:49 - Atualizado em 19/03/2020, 17:49 - Autor: Redação


| Reprodução

O prefeito do município de Capanema, nordeste paraense, Chico Neto, publicou, na última quarta-feira (18), um decreto municipal que contempla portarias, contingenciamento e prevenção da possível chegada do coronavírus no município. A cidade, que tem 70 mil habitantes, possui um comércio local onde cerca de 450 mil pessoas circulam por mês. pensando nisso, a prefeitura do município criou um plano para conter a chegada do covid-19 na localidade. 

As medidas de emergência e os pontos do decreto municipal foram definidos durante uma reunião no gabinete da prefeitura e a imprensa. Entre as ações para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus estão: 

- Suspensão das aulas na rede municipal até o dia 31 de março (a merenda escolar será garantida em todas as escolas do município e creches e pode ser recebida pelo responsável do aluno).

- Suspensão do atendimento presencial nas secretarias e órgãos municipai. O atendimento nas secretarias será feito pelo telefone e whatsapp de cada secretaria que estão informados no site da prefeitura. Os servidores maiores de 60 (sessenta) anos e aqueles portadores de doenças crônicas, enquadrados no grupo de risco de aumento de mortalidade pela COVID-19, de acordo com parâmetros estabelecidos pela OMS, deverão procurar a Secretaria Municipal de Saúde para realizar a atualização dos seus cadastros e realizar a prevenção controlada ao novo coronavírus.

- Orientação a bares, restaurantes e similares a adotar medidas de prevenção: que evitem a aglomeração de pessoas nos seus ambientes e arredores, do período de 18 de março à 31 de março de 2020. Com especial atenção em relação a organização das suas mesas,  passem a separa-las em, no mínimo, 1(um) metro de distância, para fins de prevenção ao surto objeto do presente normativo.

- Orienta aos estabelecimentos de farmácias, supermercados e todos os outros que forneçam álcool gel, máscaras e luvas, para que se abstenham de praticar a venda com preços exorbitantes em desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, sob pena de encaminhamento ao Procon e Ministério Publico.  

Além disso, a prefeitura vai investir em ampla campanha publicitária em articulação com os governos estadual e federal, para orientação da população acerca dos cuidados a serem adotados para prevenção da doença, bem como dos procedimentos a serem observados nos casos de suspeita de contaminação. O objetivo é intensificar campanha educativa voltada para o distanciamento mínimo entre pessoas e na forma de cumprimento, nos termos da determinação expedida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Outro ponto é alertar à população, por meio de cartilha ou redes sociais, que o novo coronavírus, segundo a OMS, não afeta e nem é transmitido pelos animais de estimação.

PROCEDIMENTOS

A Secretaria Municipal de Saúde do município está atuando em sintonia com o 4º Centro Regional do Estado para implementação dos procedimentos previstos nos decretos do município como do estado. Em todos os prédios públicos do município serão fixadas mensagens com orientações para a população local. 

CASOS SUSPEITOS

Caso haja casos suspeitos no município, a orientação de atendimento é a seguinte: qualquer pessoa que apresentar febre ou sintomas respiratórios, deverá procurar imediatamente atendimento médico especializado na Rede Municipal.

A prefeitura também destaca as principais ações emergências da Secretaria Municipal de Saúde são essas:

- Capacitação de todos os profissionais para atendimento, diagnóstico e orientação quanto a medidas protetivas;

- Estabelecimento de processo de triagem nas unidades de saúde que possibilite a rápida identificação dos possíveis casos de COVID-19 e os direcione para área física específica na unidade de saúde – separada das demais - para o atendimento destes pacientes;

- Aquisição de equipamentos de proteção individual - EPIs para profissionais de saúde;

- Antecipação da vacinação contra gripe, com ampliação de postos de atendimento;

A secretaria também vai desenvolver um processo de triagem nas unidades de saúde a fim de possibilitar uma rápida identificação dos possíveis casos de Covid-19 e os direcione para área física específica na unidade de saúde (separada das demais) para o atendimento destes pacientes. 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS