plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CALENDÁRIO

Vacinação contra a gripe no Pará começa na segunda-feira; veja o vídeo

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que, a partir de segunda-feira (23), iniciará no Pará a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, organizada pelo Ministério da Saúde (MS), que seguirá até 22 de maio por meio da vacinaçã

Imagem ilustrativa da notícia Vacinação contra a gripe no Pará começa na segunda-feira; veja o vídeo camera População deve ficar atenta às faixas etárias com prioridade | Freepik

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que, a partir de segunda-feira (23), iniciará no Pará a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, organizada pelo Ministério da Saúde (MS), que seguirá até 22 de maio por meio da vacinação do público em três fases.

A partir do dia 23 serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde. No dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. A partir de 9 de maio, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do MS deve enviar 2.332.326 milhões de doses da vacina ao Pará, que serão entregues em três etapas e, consequentemente, enviadas pela Sespa aos centros regionais de saúde, que distribuirão aos municípios de abrangência.

As doses estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde, nas salas das estratégias de saúde da família e em outros locais definidos pelas gestões municipais – mantidas pelas prefeituras.

Ainda conforme nota técnica emitida pelo órgão federal, a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns que, dependendo da gravidade, pode levar à morte. Outra recomendação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precisem fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus no país.

CORONAVÍRUS

A vacina contra a gripe não previne o coronavírus, mas oferece condições para reduzir as complicações, as intervenções e a mortalidade decorrentes do vírus influenza na população alvo da vacinação e deixa o sistema imunológico 80% protegido contra cepas de influenza e vírus que estão circulando e são mais comuns que o coronavírus. A priorização dos idosos nessa primeira etapa é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias