plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ESTADO CAÓTICO

Temporais causam estragos em Outeiro

As fortes chuvas que caíram ao longo da última semana continuam a causar transtornos aos moradores do distrito de Outeiro, em Belém. Ruas alagadas, com lama, buracos, mato e lixo acumulados são uma constante em diversos pontos devido à falta de escoamento

Imagem ilustrativa da notícia Temporais causam estragos em Outeiro camera Moradores e comerciantes do distrito de Belém reclamam do abandono por parte da Prefeitura, que, segundo eles, nada tem feito para amenizar os impactos provocados durante mais de uma semana de chuvas intensas. | Reprodução

As fortes chuvas que caíram ao longo da última semana continuam a causar transtornos aos moradores do distrito de Outeiro, em Belém. Ruas alagadas, com lama, buracos, mato e lixo acumulados são uma constante em diversos pontos devido à falta de escoamento eficiente e de estrutura para suportar o inverno amazônico.

Umas das vias principais do distrito e recém-asfaltada pelo poder público, a avenida Nossa Senhora da Conceição tem um estreitamento da pista, próximo a um igarapé, devido ao asfalto que cedeu com as fortes chuvas e conta com constante transbordamento e invasão da água na pista, o que impossibilita a passagem de veículos no local.

Manoel Marques, 43, trabalha perto da área e afirma que os moradores chegaram até a interditar a pista, a fim de chamar a atenção da Prefeitura de Belém para uma solução, mas nada adiantou. “Um diz que vem fazer, trocar o tubo, mas ninguém faz nada e o bueiro que passa próximo do igarapé fica entupido e causa uma confusão aqui para a gente. O ideal é que fizesse uma estrutura capaz de manter o igarapé, recebendo um grande fluxo de água e que seja capaz de aguentar o trânsito de carros aqui”, sugere Manoel.

O operador de áudio Alexandre de Souza, 37, afirma que a falta de diálogo e a força de vontade para chegar a uma resolução do problema têm tirado a paciência dos moradores. “A situação da nossa ilha está ruim. Ela está completamente abandonada e ninguém faz nada. Ficaram de vir aqui na segunda-feira da semana passada ver essa situação e até hoje ninguém apareceu para conversar com a gente. Temos de obstruir a rua para trazer eles aqui?” questiona.

Ao andar ainda mais por dentro de Outeiro é possível ver problemas piores. Cheia de buracos e lama, moradores da alameda Ubirajara Filho sofrem com o abandono e questionam a ausência de ações emergências para o local, que fica intransitável nesta época. “Essa situação está assim há anos. Quando chove, essa rua vira um rio e fica impossível de transitar. Eu que tenho um bar e outros vizinhos também sofrem porque ninguém quer vir aqui. A gente fica com prejuízo”, reclama a moradora Helena Ribeiro.

EROSÃO

Como se não bastassem esses problemas, Helena também denuncia que devido a proximidade com a Praia da Brasília, a erosão tem assustado moradores, com diversas residências correndo risco de desabamento sem que nada seja feito para evitar o problema. “Está fazendo oito anos que tem um barranco que surgiu e só faz aumentar por causa da força do rio que sai levando tudo. O antigo agente distrital chegou a falar que tinha uma verba para Outeiro, mas ela foi destinada para Mosqueiro. Estou perdendo minha casa e abandonada, à mercê de todos estes problemas”, dispara.

A falta de estrutura e os problemas recorrentes de acesso ao distrito fazem com que o movimento nas praias sofra uma grande queda. José Reinaldo é morador do local há 37 anos e possui um bar na Praia da Brasília, que está completamente vazia. E para não amargar ainda mais prejuízos com a época de maré alta combinada com as chuvas de março, ele e outros comerciantes montam barreiras de contenção por conta própria para evitar que o local de sustento vá abaixo. “Nossa praia aqui realmente está desprezada. Os poderes de Outeiro não aparecem com a gente e a situação toda está horrível. Tem cliente que vai até o canto, olha essa situação triste e volta”, lamenta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias