plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
EM BELÉM

Missas continuam tendo ritos normais, apesar de recomendação da arquidiocese 

Na última sexta-feira (28), a Arquidiocese de Belém emitiu nota sugerindo a adoção de ações preventivas nas igrejas, com intuito de conter a disseminação do vírus. Nas missas dominicais da Basílica Santuário de Nazaré, em Nazaré, e Catedral da Sé, na Cida

Imagem ilustrativa da notícia Missas continuam tendo ritos normais, apesar de recomendação da arquidiocese  camera Comunhão continuou sendo dada na boca dos fiéis, em Belém, mesmo com recomendação contra o coronavírus. | Wagner Santana

Na última sexta-feira (28), a Arquidiocese de Belém emitiu nota sugerindo a adoção de ações preventivas nas igrejas, com intuito de conter a disseminação do vírus. Nas missas dominicais da Basílica Santuário de Nazaré, em Nazaré, e Catedral da Sé, na Cidade Velha, realizadas na manhã de ontem (1º), alguns ritos normais da celebração seguiam mantidos.

Exame para coronavírus em paciente de Belém dá negativo

No momento da comunhão, a hóstia estava sendo distribuída nas mãos e, também, diretamente à boca dos fiéis, como de costume, na Basílica Santuário. Assim como em momentos de oração, alguns fiéis davam as mãos para juntos rezarem. Contudo, a comunidade católica concorda com as medidas recomendadas para as igrejas.

Entre os frequentadores da missa estava a assistente social, Iraci Lobão, que já assistiu pela televisão padres tratando sobre as informações durante as missas. “Na hora de rezar o Pai Nosso, não damos as mãos, nós levantamos. São medidas boas, porque a igreja agrega muita gente. É uma forma de cuidado e das pessoas serem informadas sobre o que está acontecendo no mundo”, pontuou.

Setor de turismo acumula prejuízos com o coronavírus

Secretário de Saúde tranquiliza população paraense em relação ao novo coronavírus

Acompanhado do filho Augusto, 8, que é membro da guarda mirim da Basílica, o balconista Augusto Cantão, 51, ainda não sabia sobre a recomendação, mas aprovou. “É muito importante para que as pessoas fiquem alerta. Se puder prevenir é melhor. E além de tudo cuidar da saúde e da alimentação. Todas as congregações devem falar sobre isso, católicas e as demais”, ponderou.

Também participando da missa, o funcionário público Edilson Brito, 58, acredita que a decisão da igreja atende às recomendações emitidas pelos órgãos da saúde. “É algo importantíssimo, mesmo porque estamos em um local público, com aglomeração de pessoas. E estamos falando de uma doença que é transmissível”, disse.

COMUNICADO

Por meio do comunicado, a Arquidiocese de Belém sugeriu que durante as missas, em vez do abraço da paz, “buscar fortalecer o sentimento de bem querer em relação ao próximo”.

Já na oração do Pai Nosso, ao invés de unir as mãos, seja cultivado, com mais intensidade, “o compromisso com a fraterna comunhão”. E que pediu que sacerdotes e ministros orientassem os fiéis a receber a comunhão na mão, tendo em vista que o vírus tem sido transmitido,além do contato físico, também pela saliva.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias