plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ENCONTROS

Igrejas realizam programação especial para os dias de Carnaval 

O Carnaval costuma atrair um grande número de pessoas. Mas há também aqueles que preferem aproveitar os dias de folga de outra forma. Por isso, a cada ano aumenta o número de igrejas e templos que oferecem uma programação diferenciada, voltada para um mai

Imagem ilustrativa da notícia Igrejas realizam programação especial para os dias de Carnaval  camera Thaisw, Henrique, Kayla e Danilo ajudam na realização do Cristo Alegria Aviva. | Mauro Ângelo

O Carnaval costuma atrair um grande número de pessoas. Mas há também aqueles que preferem aproveitar os dias de folga de outra forma. Por isso, a cada ano aumenta o número de igrejas e templos que oferecem uma programação diferenciada, voltada para um maior contato com a religião. Em Belém, tanto a Igreja Católica, quanto os templos evangélicos estão com várias opções de programações para o período do Carnaval.

Uma das mais tradicionais realizadas pela Igreja Católica para esse período é o Cristo Alegria Aviva. O encontro traz como tema para a edição 2020 “O que eu tenho por dentro?”, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, e pretende reunir cerca de 5 mil pessoas para falar sobre o assunto. Os três dias de evento no Centur – de 8h às 18h, com entrada gratuita, promete ser regado por momentos de celebração, adoração, missas, música, teatro, dança, entre outros.

Aos 24 anos, Taís Belém integra o grupo de 400 voluntários que atuam no evento, sendo a coordenadora de comunicação e, desde 2015, participa do encontro. Para ela, a opção de passar o período da folia de momo em contato com a sua religião aconteceu naturalmente. “Quando era criança ia com minha família passar o Carnaval em Mosqueiro (distrito de Belém) e de onde ficava observava algumas coisas que me desagradavam. Por isso, resolvi procurar uma forma diferente de passar o Carnaval e me encontrei no Aviva, onde vi um Carnaval com propósito e, a partir daí, resolvi viver esse momento da forma que me deixa feliz”, lembra.

Ela faz questão de informar que não existe nenhum preconceito pelo fato de outras pessoas optarem por participar das festas que envolvem o período carnavalesco. “O Cristo Alegria não é nenhuma ofensiva a nenhum Carnaval, apenas nos propomos a ser uma forma diferente de viver esse momento”, ressalta.

Para Danilo Lima, 18 anos, a participação no Cristo Alegria, iniciada em 2017, começou meio por um acaso. “Posso dizer que me encontrei lá, já que nunca gostei muito do Carnaval enquanto festa”, afirma.

Já a estudante Kayla Pinheiro, 18 anos, conta que o fato de não ter boas recordações do período de Carnaval durante a infância e a pré-adolescência acabam abrindo um caminho natural para ela conhecer novas formas de viver essa época. “No Aviva consigo vivenciar uma experiência única de estar conectada com Deus, fazer novas amizades e, mais do que isso, passar um pouco de tudo o que está acontecendo durante a programação, por meio das redes sociais, para aqueles que por diversos motivos, não podem estar lá”, diz ela que participa do Cristo Alegria desde 2017 e é uma das responsáveis pelas redes sociais do evento.

ORGANIZAÇÃO

A programação do evento católico é preparada com bastante antecedência. “Começamos a organizar tudo no segundo semestre do ano anterior, inclusive promovendo eventos para angariar fundos para investir no Cristo Alegria”, destaca Taís Belém.

Henrique Belém, 24 anos, é um dos responsáveis pela programação do evento que, segundo ele, é composta por vários momentos. “Pensamos sempre em organizar um evento em que as pessoas possam viver um Carnaval espiritualizado, como um momento celebrativo, de alegria, de festa, com música, dança, teatro, liturgia, além de uma programação especial”, diz.

O espaço do Centur, onde o evento ocorre pelo terceiro ano consecutivo, é organizado para receber todos os públicos. Mas a grande maioria dos participantes costuma ser jovens. “Temos um espaço infantil, lanchonete, mas ela é organizada para todos os públicos, um palco principal e outro alternativo, chamado Heaven, onde ocorre eventos durante os intervalos”, detalha.

Este ano, uma das novidades será que a programação ocorrerá de forma estendida durante dois dias. No domingo (23), após o encerramento da programação normal, às 18h, os participantes poderão retornar às 20h para acompanhar um momento de celebração dos sete anos do Grupo de Oração Anjos. Na segunda-feira (24), também a partir das 20h, haverá um show com a Banda Cristo Alegria.

CARNAVAL COM CRISTO

Além do Cristo Alegria, a Arquidiocese de Belém também tem uma programação especial, o Carnaval com Cristo, iniciada no dia 21 e que segue até o dia 26 de fevereiro, composta por missas, adoração ao Santíssimo, orações, confissões, palestras, louvor e animação promovidos pelas paróquias, movimentos e novas comunidades.

A programação abrange as oito regiões episcopais da Arquidiocese. Destaca-se para as crianças, com idades entre 4 e 11 anos, o Divina Kids na Paróquia Divina Misericórdia e o Enchei-vos Kids, assim como para os adolescentes, de 12 a 15 anos que terão uma programação especial nas oito regiões episcopais.

PROGRAMAÇÃO INCLUI RETIROS E PASSEIOS

Os templos da Assembleia de Deus, em Belém, também terão programação especial para esse período de Carnaval. O coordenador da Missão, Igor Marques, 25 anos, explica que a programação oferecida é bem diversificada.

Grupo participa de programações promovidas pela Assembleia de Deus
📷 Grupo participa de programações promovidas pela Assembleia de Deus |Irene Almeida/Diário do Pará

“Teremos desde retiros a passeios pelo centro da cidade, exibição de filmes educativos, torneios de futebol, entre outros, voltados para todos os públicos, mas especialmente aos jovens”, informa. “Queremos trazer cada vez mais esse público para dentro dos nossos templos, para que eles possam experimentar o divertimento a partir daquilo que diz a Bíblia, sem o uso de combustíveis destrutíveis como as drogas e o álcool”, afirma.

Uma das programações oferecidas há três anos pela Assembleia de Deus é o Acampa, com atividades voltadas para o público infantojuvenil, em idades entre os 12 até os 18 anos, que ocorrerá nos dias 24 e 25, das 8h às 20h, no Templo Filadélfia, no bairro da Marambaia.

Este ano, o tema escolhido é o “Avivamento”. “Queremos debater com isso, entre outras coisas, a mudança de mente dos jovens, que eles possam atuar como protagonistas diante da palavra do Senhor”, explicou o coordenador da programação, Isac Amoras, de 18 anos.

A programação contará com louvores, momento da palavra, almoços e jantares temáticos, entre outros. “Queremos oferecer uma opção de programação a toda essa questão do Carnaval”, destaca.

JOVENS

Este ano, a expectativa do templo é receber cerca de 80 jovens. “Nossa ideia é ter um público cada vez maior, oferecendo uma programação que irá acolhê-los e que os faça refletir sobre várias questões após esse período”, destacou Isac, que juntamente com um grupo de dez pessoas começa a organizar o evento, com três a quatro meses de antecedência.

Aos 17 anos, Thainá Alfonso é uma das jovens que participa da programação desde o início. “Nunca gostei de Carnaval, então a opção de participar do Acampa foi muito boa para mim. Gosto de tudo e, este ano, será ainda mais especial, porque estou também na organização”, contou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias