plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
OBRAS INACABADAS

Ruas de Belém recebem asfalto, mas são esquecidas sem sinalização 

A pavimentação asfáltica em algumas das principais vias da capital, aparentemente, já foi concluída. Mas até agora elas não receberam a sinalização horizontal, essencial para o controle, advertência e orientação do usuário e, consequentemente, para o bom

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ruas de Belém recebem asfalto, mas são esquecidas sem sinalização  camera A Almirante Barroso não tem faixas de circulação e nem de pedestres na maior parte da via. | Ricardo Amanajás/Diário do Pará

A pavimentação asfáltica em algumas das principais vias da capital, aparentemente, já foi concluída. Mas até agora elas não receberam a sinalização horizontal, essencial para o controle, advertência e orientação do usuário e, consequentemente, para o bom funcionamento do trânsito. Uma das situações mais complicadas pode ser vista na avenida Almirante Barroso, que teve a obra de asfaltamento já concluída há alguns meses, mas até agora poucos trechos foram sinalizados.

A avenida, principal via de acesso ao centro da cidade, não possui, em praticamente em toda a sua extensão, faixas de pedestre, divisões entre as faixas, e nem setas direcionando o tráfego. Entre os cruzamentos sem sinalização alguma está o da avenida Tavares Bastos, no bairro do Souza, local de fluxo intenso de veículos nos dois sentidos e de grande circulação de pedestres. No trecho próximo da Tuna Luso Brasileiro, onde existem faculdades, cursos e escolas, também não foi providenciada a sinalização, nem para orientar carros e nem pedestres.

A situação se repete em outras vias do centro da cidade, como na travessa 14 de Março, que está sem a pintura horizontal em praticamente toda a sua extensão. Para o taxista Marco Siqueira, que trabalha em um ponto localizado na via, próximo ao Pronto Socorro Mário Pinotti, a falta de sinalização dificulta o tráfego na área, onde todos os dias é grande o fluxo de carros, especialmente de ambulâncias, pedestres e ciclista. “O asfaltamento já foi concluído há pelo menos uns três meses, mas até agora não vieram fazer nem as divisões das faixas. O resultado disso é que é comum haver três filas de carros, fora aqueles que estacionam em locais proibidos. Isso é complicado, ainda mais quando chove. Aí a situação fica ainda pior”, observou.

TRAVESSIA

Além da falta de sinalização, o motorista reclama que há cruzamentos, especialmente da Almirante Barroso, que ficaram com desnivelamentos no asfalto após a pavimentação. “Isso é perigoso e ainda acaba com o veículo”, diz. Para o mototaxista Marcos Aurélio Barros, a falta de sinalização horizontal prejudica todos, mas deixa especialmente o pedestre mais vulnerável à riscos relativos ao trânsito. “É ruim porque a pessoa não sabe onde tem que atravessar e isso pode levar a acidentes graves”, afirma.

Ele conta que, na semana passada, alguns trechos da 14 de Março começaram a receber placas de sinalização, indicando, por exemplo, locais de estacionamento. Mas a pintura horizontal até agora não foi providenciada. “Essa avenida já está há uns três meses sem as sinalizações básicas, já faz um tempo que o asfaltamento foi concluído, mas ainda não recebeu a pintura necessária”, ressalta.

A vendedora de lanches Cléo Moraes diz sentir falta especialmente da faixa para travessia de pedestres. “Muitos motoristas não estão nem aí. Param onde bem entendem e a pessoa que se vire para atravessar, arriscando a própria vida. Não deveria ser assim, essas faixas já tinham que ter sido pintadas assim que a pavimentação foi concluída”, opinou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias