plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO

Veja cuidados com bebês e crianças na folia de Carnaval

Muitas famílias comemoram juntas o Carnaval e até crianças e bebês acabam participando da folia. No entanto, é importante tomar alguns cuidados com os pequenos e não deixar a segurança de lado. Para a pediatra do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra

Imagem ilustrativa da notícia Veja cuidados com bebês e crianças na folia de Carnaval camera Reprodução

Muitas famílias comemoram juntas o Carnaval e até crianças e bebês acabam participando da folia. No entanto, é importante tomar alguns cuidados com os pequenos e não deixar a segurança de lado.

Para a pediatra do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), Giselle Filo-Creão, o primeiro cuidado dos pais e responsáveis é na escolha do local dos festejos. “Por conta do clima da nossa região quente e úmido é muito fácil a proliferação de fungos e bactérias. O ideal é sempre evitar aglomerado de pessoas e preferir lugares abertos que tenha circulação de ar, já que eles ainda estão em período de amadurecimento do sistema imune”, ressalta a profissional.

Manter o esquema vacinal em dia é fundamental para a folia ser completa, principalmente em épocas de surto de doenças como o sarampo. A pediatra explica que, a partir dos 6 meses de idade bebês já podem usar protetor solar, mas alguns cuidados específicos são necessários, como evitar o sol de 10h às 16h, por exemplo. “Artigos que protejam os pequenos da exposição solar, como protetores solar, bonés e blusas específicas podem ser utilizados, mas é sempre bom não levar diretamente para a exposição ao sol”, reitera Giselle Filo-Creão.

Outro fator importante sobre os cuidados com os bebês é a exposição a ruídos sonoros em volume alto, porque a audição, principalmente dos bebês, ainda é muito sensível e podem sofrer algum dano.

Dicas durante a viagem

As famílias que irão viajar para lugares em que há grande quantidade de mosquitos devem levar um item essencial na mala. “O repelente é muito importante para todos. Atualmente no mercado há repelentes específicos para bebês, já para as crianças maiores há uma linha de produtos chamada kids. “O mais importante nesse período de folia é sair para se divertir e não adoecer, ter cuidado para diversão não virar doença ou aborrecimento. Vale destacar o cuidado envolvendo piscinas e praias, quando ocorrem casos recorrentes de afogamento”, destaca Giselle.

Sobre a alimentação

Manter a hidratação é muito importante, principalmente nos dias quentes em que as crianças gastam mais energia. Como explica a nutricionista do HMIB, Danielly Souza, a água de coco é uma boa opção, pois é rica em vitaminas e minerais que ajudam na regulação corporal. “Sobre os lanches, os alimentos saudáveis devem ser os primeiros a serem servidos, principalmente nos lanches intermediários, como da manhã e tarde. Se a criança for apenas amamentada, tiver até os 6 meses de vida, deve-se continuar a amamentação em livre demanda”, explica.

Entre as opções de lanches, a nutricionista recomenda: tomate cereja, palitos de cenoura, biscoito de arroz, torta de legumes, pipoca, milho cozido, pão de queijo, biscoito de polvilho e bolo caseiro, além das frutas, como uva sem semente, banana, maçã, pêra e mamão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias