plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
EMBARGADA PELO IPHAN

Já era o "puxadinho": prefeitura de Belém demole obra irregular no Ver-O-Peso

Mal começou a ser erguida e já caiu por terra. Assim foi a história do "Puxadinho do Zenaldo", apelido dado à obra da prefeitura de Belém realizada no Ver-O-Peso e que foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por a

Imagem ilustrativa da notícia Já era o "puxadinho": prefeitura de Belém demole obra irregular no Ver-O-Peso camera A obra foi embargada pelo Iphan por apresentar material irregular, em desconformidade com o projeto apresentado. | Reprodução/Twitter

Mal começou a ser erguida e já caiu por terra. Assim foi a história do "Puxadinho do Zenaldo", apelido dado à obra da prefeitura de Belém realizada no Ver-O-Peso e que foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por apresentar irregularidades.

A estrutura de barracas de alvenaria foi demolida nesta quinta-feira (13), enquanto trabalhadores do Mercado realizavam um protesto contra a obra. Os feirantes chegaram a bloquear a avenida Boulevard Castilhos França, cobrando maior transparência nas obras.

O projeto apresentado e aprovado no Iphan determinava que as instalações, que seriam barracas provisórias, deveriam ser construídas de madeira. Como a estrutura foi construída com alvenaria, a obra foi embargada.

Na ocasião do embargo, o Iphan emitiu uma nota ressaltando que a prefeitura de Belém deveria procurar o instituto para apresentar soluções e que o Iphan tem interesse direto na reforma do Ver-o-Peso, dada relevância do complexo para a História de Belém. Mas, para que se concretizem as melhorias, é preciso seguir os parâmetros estabelecidos pelas instituições de proteção do Patrimônio Cultural (Fumbel, Secult e Iphan).

O DOL entrou em contato com a prefeitura de Belém e pediu posicionamento sobre o caso, incluindo informações sobre o gasto realizado na obra até o momento, prazos para realização de novas ações no local e se tentou readequar o projeto junto ao Iphan, e aguarda retorno.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias