Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

REVOLTANTE

Casal fica preso dentro de estação do BRT em Belém; veja vídeo

terça-feira, 11/02/2020, 17:15 - Atualizado em 11/02/2020, 18:12 - Autor: DOL


Alberto e a esposa, grávida de 5 meses, ficaram presos por mais de 20 minutos na estação do BRT Belém.
Alberto e a esposa, grávida de 5 meses, ficaram presos por mais de 20 minutos na estação do BRT Belém. | Reprodução

Um usuário do transporte público de Belém, que estava acompanhado da esposa grávida de 5 meses, enfrentou uma situação revoltante na noite do último domingo (9): ao descer de um ônibus na estação do BRT localizada em frente ao Bosque Rodrigues Alves, na Almirante Barroso, percebeu que o local estava com as saídas trancadas e que estavam trancados dentro da estrutura. O casal ficou mais de 20 minutos preso na estação e registrou os momentos de desespero. 

De acordo com Alberto Paiva, o usuário do serviço que passou pela situação, ele estava com a esposa grávida em Icoaraci desde a tarde do domingo. Eles voltavam para a casa deles, localizada na Enéas Pinheiro, próxima à estação Bosque, por volta das 20h30, quando tiveram a infeliz surpresa. 

“Quando o ônibus passou pela estação do Bosque, o motorista quase passa da parada e os passageiros tiveram que gritar. Ele [o condutor] abriu a porta e algumas pessoas desceram na nossa frente, mas logo perceberam que a estação estava fechada e conseguiram pular pelo vão entre o ônibus e a estação”, relata Alberto. 

Quando o homem e a esposa dele perceberam também que o local estava escuro, a porta fechou. Tiveram início, então, inúmeras tentativas para abrir a porta da estação do BRT. O passageiro estima que eles ficaram cerca de 20 minutos trancados. 

 

De repente, um homem em uma motocicleta parou em frente à porta da estação e perguntou se o casal estava lá há muito tempo. O motociclista afirmou que um “conhecido”, que deveria estar trabalhando no local, foi embora porque não havia energia elétrica naquele ponto. 

A explicação da falta de luz se mostrou infundada, já que a porta abriu para os passageiros entrarem. “Ele começou a nos orientar, através do vidro, para apertar um botão dentro da porta. Tentei umas três vezes, mas não funcionou. Daí ele disse para apertar o botão e forçar a abertura da porta, daí deu certo”, diz Alberto. 

“Pulei pra pista do BRT e depois carreguei minha esposa, que está grávida. Isso é um absurdo. A gente precisa desse ônibus. Daí chegamos nessa estação e ficamos trancados”, desabafou o usuário do transporte público. 

Alberto ainda questionou para o tal motociclista se ele não era o funcionário que deveria estar na estação naquele momento, mas o homem negou. Não explicou, no entanto, como conhecia até o mecanismo para destravar a porta. 

“Se ninguém tivesse chegado para nos orientar, a única possibilidade de sair seria quebrando o vídeo ou esperando um outro ônibus chegar para pular entre o vão e a pista antes de a porta fechar. Só que a plataforma é alta, e a minha esposa está grávida”, pondera Alberto. 

Para o usuário do transporte público, a situação de domingo é só mais um dos quadros do descaso vividos por quem precisa do serviço do BRT na Grande Belém. 

“Fico indignado porque é uma obra que levaram tanto tempo para construir, e a gente vê que até hoje não foi concluída, porque está cheia de falhas”, relata o paraense.

Alberto ainda cita o exemplo do terminal de integração em Icoaraci, onde os passageiros têm que descer na pista do BRT para acessar a estação, correndo graves riscos de sofrerem algum acidente. 

“É muito inseguro aquele terminal. Se alguém ficar 20 ou 30 minutos observando as pessoas descerem, vai ver o quanto é arriscado ficar ali. Parece que tudo foi feito às ‘três porradas’”, conclui Alberto.

POSICIONAMENTO

Por meio de nota, a Prefeitura de Belém informou que a "Estação Bosque foi fechada na tarde do último domingo, 9, por motivo de pane na rede elétrica, que deixou o local às escuras e sem condições de receber o embarque e desembarque de usuários, conforme mostra o próprio vídeo que circula nas redes sociais".

"Provavelmente em virtude do problema elétrico, a porta da estação não deve ter ficado travada da forma correta, o que acabou permitindo o acoplamento do ônibus, porém o procedimento adotado pelo motorista, ao ver a estação fechada, deveria ter sido seguir para a próxima estação, fato este que será apurado pela  Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém - SeMOB. A SeMOB da mesma forma a orienta aos usuários que, sempre que perceberem que a estação está desativada, não procedam o desembarque para evitar situações como a exibida no vídeo",  conclui a nota.

(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS