plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
OBRA IRREGULAR

Iphan embarga 'puxadinho' de Zenaldo no Ver-o-Peso

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) embargou, nesta segunda-feira (10), as obras da Prefeitura Municipal de Belém realizadas na área do estacionamento do Complexo do Ver-o-Peso. De acordo com o Iphan, as construções de barraca

Imagem ilustrativa da notícia Iphan embarga 'puxadinho' de Zenaldo no Ver-o-Peso camera O Iphan informou que a estrutura das construções não respeitava o memorial descritivo do projeto. | Reprodução

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) embargou, nesta segunda-feira (10), as obras da Prefeitura Municipal de Belém realizadas na área do estacionamento do Complexo do Ver-o-Peso. De acordo com o Iphan, as construções de barracas em alvenaria - que já estão sendo chamados de 'puxadinho' pelos feirantes - não estavam de acordo com o projeto apresentado pela prefeitura.

Iphan embarga 'puxadinho' de Zenaldo no Ver-o-Peso
📷 |

Segundo o memorial descritivo, as instalações deveriam ser feitas de madeira, mas o material utilizado durante as construções não correspondiam com o solicitado no projeto.

Além da construção das barracas provisórias, a reforma do Ver-o-Peso inclui a substituição da lona de cobertura dos boxes, substituição das instalações elétricas, recuperação do piso, recuperação das colunas metálicas e da rede de drenagem.

O memorial explica que, para tais intervenções, seriam construídos barracões para a feira provisória, com estrutura, paredes e assoalho de madeira, construções essas que não foram realizadas, sendo erigidas barracas de alvenaria no lugar.

Com a notificação do embargo, a prefeitura de Belém deve procurar o Iphan para estabelecer soluções. Em nota, o Instituto ressaltou que tem interesse direto na reforma do Ver-o-Peso, dada relevância do complexo para a História de Belém. Mas, para que se concretizem as melhorias, é preciso seguir os parâmetros estabelecidos pelas instituições de proteção do Patrimônio Cultural (Fumbel, Secult e Iphan).

O DOL entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Belém e aguarda um posicionamento sobre o caso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias