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PAISAGISMO

Nova BR vai ganhar 1.500 mudas de plantas de 26 espécies nativas

Os primeiros 10,8 km da BR-316 ganharão novo paisagismo nos próximos meses, dentro do projeto de requalificação da Nova BR, realizado pelo governo do Estado, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). São 26 diferentes tipos d

Imagem ilustrativa da notícia Nova BR vai ganhar 1.500 mudas de plantas de 26 espécies nativas camera Compensação ambiental será de quase quatro vezes maior em comparação à quantidade de árvores que serão retiradas. | Alex Ribeiro/ Agência Pará

Os primeiros 10,8 km da BR-316 ganharão novo paisagismo nos próximos meses, dentro do projeto de requalificação da Nova BR, realizado pelo governo do Estado, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM). São 26 diferentes tipos de árvores e 1.594 mudas que serão plantadas ao longo do canteiro central e lateral da rodovia.

Entre as espécies que serão plantadas no corredor da BR estão cuiarana, chuva de ouro, ipê amarelo, jatobá e palmeira imperial, além da Ananin, que é nativa do município de Ananindeua – todas de médio e grande porte, nativas e protegidas.

O trabalho é necessário já que essas árvores estão no corredor das obras e interferirão diretamente na construção de estações de passageiros, faixas de via expressa e calçadas. A vegetação que não interfere será mantida.

"Temos uma previsão de compensação em relação à supressão de, para cada espécie retirada, vamos repor em torno de quatro, dependendo do tipo. É importante frisar que toda a supressão está licenciada e autorizada pelos órgãos ambientais, que é uma condicionante do projeto financiado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão [Jica]”, explica o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor-geral do NGTM.

Nova BR vai ganhar 1.500 mudas de plantas de 26 espécies nativas
📷 |Alex Ribeiro/ Agência Pará

O Governo desenvolveu um projeto específico para transplantar duas samaumeiras localizadas no canteiro central da rodovia. A ação é inovadora, neste porte, na Região Metropolitana de Belém, e busca preservar os indivíduos arbóreos no corredor de transporte. O transplante já iniciou nesta segunda-feira (27).

Projeto

Inicialmente, o projeto previa o corte com supressão vegetal das duas árvores localizadas na altura do km 3 da rodovia, porque elas estão na faixa de domínio das obras. Mas, o atual Governo, sensível à causa ambiental, decidiu pela manutenção das samaumeiras por meio do transplante. O novo destino delas será uma das pétalas do viaduto do Coqueiro, numa distância de aproximadamente 900 metros de onde estão. A medida está autorizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Outras três samaumeiras, duas delas localizadas na rodovia próximo ao viaduto do Coqueiro, e uma na área onde está sendo construído o prédio do Centro de Controle Operacional (CCO) – no complexo do Comando Geral da Polícia Militar, na Augusto Montenegro – também serão integralmente preservadas devido a uma readequação no projeto e não precisarão ser retiradas do local.

Transplante

A ação será executada por uma empresa especializada nesse tipo de atividade e terá duração de até cinco dias. O trabalho envolve várias etapas noite e dia com equipamentos manuais e pesados, e também contará com o apoio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), já que será necessário interromper o fluxo de veículos por alguns minutos durante o trabalho.

Para compensar o transplante das samaumeiras, o Ideflor-bio fará a doação de 10 mudas da mesma espécie para o plantio no Parque do Utinga, área de conservação estadual.

Obras

Iniciadas em janeiro de 2019, a requalificação da BR-316 promoverá uma mudança radical naquela que é considerada a principal via de entrada e saída da capital paraense.

Imagem do projeto de requalificação da Nova BR
📷 Imagem do projeto de requalificação da Nova BR |REPRODUÇÃO

Serão implantadas calçadas arborizadas e ciclovias em ambos os sentidos, além de 13 passarelas com acessibilidade, 13 conjuntos de estações de passageiros para os ônibus do BRT Metropolitano, dois terminais de integração (em Ananindeua e Marituba), quatro túneis (dois em cada terminal) de acesso dos ônibus do BRT para os terminais, o Centro de Controle Operacional que fará a operacionalização dos sistemas de BRT municipal e metropolitano – futuramente integrados -, e duas novas pistas em ambos os sentidos com faixa exclusiva no canteiro central.

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