plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
TERPAZ

Campanha do governo faz busca por pacientes suspeitos de hanseníase no Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou ações de combate à hanseníase no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, neste sábado (25). A programação da campanha "Janeiro Roxo", que busca orientar sobre a prevenção e conscientizar que a doença

Imagem ilustrativa da notícia Campanha do governo faz busca por pacientes suspeitos de
hanseníase no Pará camera Cerca de 200 pacientes que tiveram a doença no Icuí foram chamados para um novo atendimento | Agência Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou ações de combate à hanseníase no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, neste sábado (25). A programação da campanha "Janeiro Roxo", que busca orientar sobre a prevenção e conscientizar que a doença tem cura, integrou o Programa Territórios pela Paz (TerPaz). As atividades foram realizadas de forma simultânea também no Benguí e Cabanagem, em Belém. Ao todo, quatro casos com manchas e lesões foram clinicamente identificados como hanseníase.

No Icuí-Guajará, o trabalho de prevenção ocorreu na Escola Estadual Maria de Nazaré Marques Rios. Cerca de 200 pacientes que tiveram a doença desde 2009 no bairro foram mobilizados para um novo atendimento. "Os agentes municipais de saúde percorreram a comunidade em busca de pessoas que tiveram contato com os doentes e novamente estivemos aqui, para atender quem quiser investigar sinais suspeitos na pele", explicou o coordenador do Programa de Controle de Hanseníase pela Sespa, Bruno Pinheiro.

Os casos suspeitos foram encaminhados para atendimento especializado com médico hansenólogo Apolônio Cavalcante, que atendia os pacientes em sala reservada. "Cada um correspondeu a um grau de desenvolvimento da doença. Assim foram encaminhados para tratamento e tiveram, com toda a tranquilidade, as orientações médicas de como devem se portar até a cura. Só não poderão interromper a administração dos medicamentos porque a doença se torna resistente", aconselhou.

As recomendações do médico aliviaram as preocupações da dona de casa L.D., que levou a filha A.S.D, de 17 anos, já desconfiada de pequenas manchas na pele, da falta de força nas mãos e da doença que acometeu o ex-namorado da adolescente. "Eles ficaram juntos por três anos e hoje sei que ele está na batalha pra se curar. Quando vi minha filha desse jeito, desconfiei da transmissão. Tenho fé que vai sair dessa, com certeza. Ainda bem que ela viu no Facebook que haveria esse atendimento tão pertinho da gente", disse.

Por outro lado, o aposentado A.S.P, de 58 anos, apresentou sinais de resistência à doença e admitiu que foi negligente. "Não foi por falta de conselho. Abandonava o remédio e depois voltava. Mas as manchas estão grandes e vou dar um freio nisso também por causa das dores, coisa que não tinha antes", disse o usuário, que após a triagem foi examinado pelo hansenólogo e já saiu encaminhado para tratamento na Unidade de Referência (URE) Marcello Cândia, da Sespa, que atende casos de hanseníase em média complexidade.

Além do Icuí, trabalho de prevenção foi realizado de forma simultânea também nos bairros Benguí e Cabanagem, em Belém
📷 Além do Icuí, trabalho de prevenção foi realizado de forma simultânea também nos bairros Benguí e Cabanagem, em Belém |Agência Pará

A avó materna do estudante M.E.C.V, de seis anos, desconfiada de algumas manchas resolveu levá-lo para receber atendimento. O caso foi diagnosticado como clinicamente inicial, que deverá ser tratado na Unidade de Saúde do bairro. "O que faltava era essa orientação, pois nunca me deixaram claro o que ele tem. Gostei muito de ter vindo aqui. E tudo foi muito rápido", disse a avó do menino.

O trabalho de prevenção a hanseníase no Icuí foi realizado de forma simultânea nos bairros Benguí e Cabanagem, em Belém, pelo programa TerPaz. Na Cabanagem, a ação deste sábado detectou um caso da doença. "São bairros que estão entre os que têm maior incidência de casos de hanseníase e as ações realizadas pelo TerPaz contribuem para o atendimento da demanda reprimida nessa área, ou seja, atender às pessoas que têm dificuldade de conseguir consulta para diagnóstico qualificado na rede básica de saúde por diversos motivos", disse Bruno Pinheiro.

Dia de Luta

As ações alusivas à campanha "Janeiro Roxo" continuarão neste domingo (26), na praça matriz de Marituba, por conta do Dia Mundial de Luta, quando haverá oferta de consultas com médicos hansenólogos, para a avaliação clínica de casos suspeitos de hanseníase.

Já no domingo à tarde, haverá uma divulgação da campanha no Mangueirão, durante a partida de futebol entre o Clube do Remo e Carajás. Mensagens educativas serão transmitidas por meio do telão. "O objetivo é chamar a atenção dos torcedores para os sinais e sintomas da hanseníase, que, muitas vezes, passam despercebidos, e enfatizar que a doença tem cura", disse Bruno Pinheiro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias