plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ATENÇÃO!

Secretaria de Saúde do Pará orienta sobre o coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informa que vem monitorando, ao longo dos anos, os casos hospitalizados e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Esse trabalho é feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Depar

Imagem ilustrativa da notícia Secretaria de Saúde do Pará orienta sobre o coronavírus camera Getty Images

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informa que vem monitorando, ao longo dos anos, os casos hospitalizados e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Esse trabalho é feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Epidemiologia.

Devido à ocorrência de doença respiratória causada por um novo coronavírus (2019-nCoV), detectados na cidade de Wuhan, na China, e em outros oito países (Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e Vietnã), os serviços de saúde devem ficar em alerta para possíveis casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que tenham histórico de viagem para áreas de transmissão local nos últimos 14 dias.

A transmissão local acontece pelo contato próximo entre pessoas com vínculo epidemiológico comprovado com caso de coronavírus confirmado.

Assim, para as definições de caso, o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu como caso suspeito:

a) Todo indivíduo que apresentar febre e sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar) e que, nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas, tenha histórico de viagem para a área com transmissão local ou, nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas, tenha tido contato próximo com caso suspeito para 2019-nCoV;

b) Todo indivíduo que apresentar febre ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar) e que, nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas, tenha histórico de viagem para área com transmissão local ou, nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas, tenha tido contato próximo com caso confirmado em laboratório para 2019-nCoV.

A Sespa ressalta que até a data de 21 de janeiro de 2020, apenas a cidade de Wuhan na China tem transmissão local. Essas áreas de transmissão local serão atualizadas no site do MS.

Os casos suspeitos devem ser notificados de forma imediata (até 24 horas) pelos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento, às Vigilâncias Municipais ou ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em saúde Estadual (CIEVS/PA) pelo telefone (91) 99179-1860 ou pelo e-mail: [email protected].

Considerando esse cenário, a Sespa orienta as medidas de isolamento (domiciliar ou hospitalar) com precauções respiratórias, para os casos suspeitos. Os profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato de gotículas, realizar coleta de amostra respiratória e primeiros cuidados de assistência.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias