Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

BEM ESTAR

Pedalar: Estilo de vida que alia conscientização ambiental e saúde

quarta-feira, 15/01/2020, 10:16 - Atualizado em 15/01/2020, 11:08 - Autor: Assessoria


Alann Rezende
Alann Rezende | Divulgação

Não é nenhuma novidade que o trânsito, atualmente, é um dos principais problemas dos grandes centros urbanos. O volume de carros nas ruas é cada vez maior e na contramão disso, cada vez mais pessoas têm se conscientizado e procurado novas maneiras de locomoção, como as bicicletas, por exemplo.

As bicicletas são sempre lembradas como alternativa de transporte e forma de aliviar o trânsito. O simples fato de pedalar até o trabalho, elimina algumas horas diárias de estresses em congestionamentos, além da economia, se levarmos em conta o alto preço da gasolina. As bicicletas não causam poluição e contribuem com o meio ambiente. Dados de estudos mostram uma base de como os ciclistas contribuem com a diminuição da taxa de gases poluentes no país, um levantamento feito pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) estima que 4% da população usa a bicicleta como meio de transporte, a redução de CO2 chega a 4,4kg por ano. Além do bem ambiental, as bicicletas ainda contribuem para um estilo de vida mais saudável.

Victor Moreira
Victor Moreira Divulgação
  

 Este é o caso do funcionário público Victor Moreira, 34 anos, que chegou a pesar 202kg e, após uma intervenção cirúrgica, decidiu mudar o estilo de vida adotando os pedais como aliado. “Sempre tivesse vontade de pedalar, mas por conta do peso eu não conseguia. Após a cirurgia, meu peso começou a diminuir, decidi iniciar um novo momento e comprei uma bicicleta. Hoje, a bicicleta praticamente dorme ao meu lado, eu a uso no dia a dia para quase tudo. Sou ciclista iniciante e procuro evoluir nos pedais para participar de trilhas e competições”, comenta.

E ainda é possível unir o útil ao agradável. O amor que muitas pessoas têm pelos pedais pode se transformar em negócios rentáveis. O empresário Alann Rezende, transformou a paixão por bikes em negócio, há 5 anos, “Eu queria praticar regularmente alguma atividade física, sempre gostei de bikes e quando vi a quantidade de pessoas que estavam pedalando pelas ruas da cidade, percebi que poderia investir na área. Comecei a estudar sobre bicicletas e montei uma loja especializada. Hoje, a Ciclor Bike Shop é referência em Belém e eu estou em contato com os maiores organizadores de eventos de bike do Brasil. Além disso, a minha paixão pelos pedais só cresceu e hoje eu consigo fazer trilhas de longas distâncias e participo de competições sempre que posso”, finaliza.

Alann Rezende
Alann Rezende Divulgação
  

Não há dúvidas de que praticar atividades físicas traz benefícios para a saúde do corpo e da mente. Para muitas pessoas, pedalar deixou de ser apenas uma forma de diversão, a prática esportiva se transformou em uma mania saudável e repleta de benefícios físicos, mentais e em oportunidades de negócios.

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS