Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Notícias Pará

PROIBIDA A CAPTURA

Vídeo: três mil caranguejos são devolvidos à natureza após apreensão

terça-feira, 14/01/2020, 21:59 - Atualizado em 14/01/2020, 21:59 - Autor: Com informações da PRF


Os animais estão proibidos por lei de serem capturados e comercializados durante o período de defeso.
Os animais estão proibidos por lei de serem capturados e comercializados durante o período de defeso. | Divulgação/PRF

Três mil caranguejos da espécie Uçá foram devolvidos à natureza nesta terça-feira (14), após agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderem trinta sacas no município de Castanhal, nordeste paraense.

Atualmente vivendo no período de reprodução, o chamado “período de defeso”, os animais estão proibidos por lei de serem capturados e comercializados.

Os agentes apreenderam a carga na madrugada de hoje durante uma fiscalização no KM-53 da rodovia BR-316. Um veículo foi parado e na carroceria foram encontradas 30 sacas com os animais vivos. 

O condutor e a carga apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Castanhal. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) foi acionada e tomou as providências no local.

CAPTURA E COMÉRCIO SÃO PROIBIDOS

Durante o período de defeso, quem for flagrado sem autorização comercializando o animal é penalizado com base na lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e do Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a reprodução do caranguejo uçá ocorre em três épocas diferentes, correspondendo às fases da lua cheia: 11 a 16 de janeiro; 10 a 15 de fevereiro; e 10 a 15 de março.


Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS