plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RELIGIÃO

Devoção a Nossa Senhora de Nazaré pode virar Patrimônio da Humanidade

Entre os dias 24 a 26 deste mês, será realizado na cidade de Nazaré, em Portugal, o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré. O evento integra o lançamento da candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senh

Imagem ilustrativa da notícia Devoção a Nossa Senhora de Nazaré pode virar Patrimônio da Humanidade camera Em todo o mundo, foram mapeados mais de 270 locais de culto de Nossa Senhora de Nazaré. | Ney Marcondes/Arquivo

Entre os dias 24 a 26 deste mês, será realizado na cidade de Nazaré, em Portugal, o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré. O evento integra o lançamento da candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, título a ser conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Uma comitiva sairá de Belém especialmente para participar do evento e manifestar o apoio à candidatura. Autoridades e representantes da Arquidiocese de Belém, da Basílica Santuário de Nazaré e do Governo do Estado do Pará integram o grupo.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, ícone da procissão que ocorre na capital paraense e congrega mais de dois milhões de pessoas todos os anos, estará participando das atividades no país lusófono. Será também um momento de visita e possibilidade da comunidade brasileira, residente em Portugal, de venerar a imagem da Rainha da Amazônia que, dentro do culto à Virgem de Nazaré, é símbolo da maior procissão do mundo.

A Unesco, em 2013, já reconheceu o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Desta vez, o objetivo é ampliar e fomentar a devoção a Nossa Senhora de Nazaré em diversas partes do mundo onde este culto existe.

MANIFESTAÇÕES

Em um trabalho de mapeamento feito por conta do dossiê, requisito para a candidatura, foram mapeados mais de 270 locais de culto de Nossa Senhora de Nazaré, entre igrejas, capelas, círios, festividades, santuários, escolas e obras sociais. E embora existam algumas referências no espaço lusófono africano, como em Angola (igreja em Luanda) ou São Tomé e Príncipe (capela com culto), é realmente em Portugal e no Brasil que este fenômeno tem mais expressão.

Eventos em Portugal

A Imagem Peregrina chega ao Aeroporto de Lisboa dia 22 e segue para ficar no Museu dos Jerônimos, até dia 24.

O Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré inicia dia 24, no Santuário de Nazaré.

Após um protocolo com as autoridades, haverá um momento de oração e Procissão das Velas.

Nos dias 26 e 27, haverá palestras e conferências sobre a história do Culto Nazareno em Portugal e no Brasil.

O governador do Pará, Helder Barbalho, a secretária de Cultura, Úrsula Vidal, e o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, estarão em algumas destas conferências.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias